Tempestade tropical Claudette atinge EUA

A tempestade tropical Claudette é a terceira a ser nomeada na temporada de furacões de 2021 e a primeira a atingir diretamente os Estados Unidos da América neste ano. Chuva severa, alagamentos e rajadas de vento são esperados no Mississipi, Alabama e partes da Flórida durante este final de semana

Claudette
Um distúrbio atmosférico no Golfo evoluiu para Tempestade Tropical neste sábado (19). Alagamentos já ocorreram nas estradas de Louisiana.

Claudette, anteriormente conhecida como Ciclone Tropical Potencial Três, passou a ser uma tempestade tropical nas primeiras horas da manhã deste sábado (19). Os ventos máximos sustentados são de 72 km/h, de acordo com o Serviço Nacional de Furacões (SNF) dos Estados Unidos da América (EUA).

Claudette
Tempestade Claudette avança até meados da próxima semana chegando ao nordeste do EUA e sudeste do Canadá.

Os avisos de tempestade tropical permanecem inalterados em toda a região entre a costa de Louisiana e a costa oeste da Flórida. As principais ameaças são chuvas fortes, rajadas de vento e alagamentos generalizados. Essas adversidades podem provocar falta de energia elétrica. Claudette está prevista para enfraquecer em uma depressão tropical hoje à noite e se tornar pós-tropical no domingo. O sistema está previsto para se desenvolver novamente sobre o oceano Atlântico ocidental na segunda-feira, conforme se afasta da costa leste dos Estados Unidos.

Partes da Louisiana foram atingidas com mais de 230mm de chuva de sexta-feira (18) até o início de sábado. Os moradores se prepararam nos últimos dias para a tempestade protegendo janelas, carros e alguns se mudaram temporariamente para regiões mais altas. No Mississippi, as pessoas começaram a encher sacos de areia na quinta-feira para ajudar a evitar possíveis inundações.

"Eu carreguei um monte de areia e vou colocá-los em volta dos meus currais, assim meus cães não ficarão com água na altura dos joelhos", disse Michael Fahey, um residente do condado de Hancock, Mississippi, ao WLOX.

Um alerta de tornado foi emitido para a Costa do Golfo, incluindo partes do Alabama, Mississippi e o pântano da Flórida até 11 horas, horário central, de acordo com o Storm Prediction Center. Algumas das cidades sob esse controle são Gulfport, Mississippi; Mobile, Alabama; e Pensacola, Flórida.

A ameaça de tornados permanecerá ativa enquanto o sistema se mover para o interior do país. Mais de 20 milhões, em toda a costa sul, estão sob vigilância de enchentes, com algumas áreas esperando 110 a 260 mm de chuva até que o sistema de tempestades se mova para a Costa Leste.

Louisiana em Recuperação

Na Louisiana, a atual ameaça veio um mês depois das tempestades de primavera e inundações que foram responsáveis por cinco mortes. Partes do estado continuam em uma lenta recuperação da brutal temporada de furacões de 2020. Isso incluiu a tempestade tropical Cristobal, que abriu a temporada em junho passado, além dos furacões Laura e Delta, que devastaram o sudoeste da Louisiana, e o furacão Zeta, que derrubou árvores e desligou a energia por dias em Nova Orleans em outubro.