Ciclone Ana se forma e temporada de furacões deve ser acima da média

A temporada de furacões na bacia do Atlântico já está ativa antes do seu início oficial. A tempestade subtropical Ana se formou neste sábado (22) e se tornou o primeiro sistema nomeado na bacia do Atlântico em 2021. Além disso, outra tempestade tem chance de se formar nos próximos dias.

ciclone subtropical Ana
Tempestade subtropical Ana atua no Atlântico Norte, enquanto um sistema se desenvolve no Golfo do México.

Pelo sétimo ano consecutivo, o início da temporada de furacões no Atlântico começou antes da data oficial de início em 1º de junho com a tempestade subtropical Ana se formando ao nordeste das Bermudas na manhã de sábado. Alguns aguaceiros e trovoadas foram capazes de se desenvolver em torno do centro da circulação durante a noite.

Uma tempestade subtropical é diferente de uma tempestade tropical porque ocorre a partir de duas fontes de combustível diferentes. Pense em um motor híbrido em um carro - os motores híbridos podem normalmente funcionar com duas ou mais fontes de combustível diferentes.

É a mesma coisa aqui. Os sistemas tropicais são motores gigantes que funcionam com as águas quentes dos oceanos. Porém, os sistemas subtropicais podem utilizar tanto as água quentes quanto o ar frio da média e alta troposfera. Em termos técnicos, os ciclones subtropicais utilizando tanto a instabilidade baroclínica, quanto o calor latente liberado na condensação da umidade para fortalecer a convecção. Ana está atualmente sendo por ar muito frio no alto, ajudando a desenvolver chuvas e tempestades perto do centro do seu núcleo.

Normalmente, os sistemas subtropicais produzem os ventos mais fortes longe do centro da tempestade e podem ser assimétricos.

É provável que Ana volte para o nordeste ao ser influenciada por uma baixa pressão que se estende para o mar. Esta tempestade trará algumas chuvas, fortes rajadas de vento e ondas altas para as Bermudas durante o fim de semana. Embora os EUA não vejam quaisquer ameaças desta tempestade, altas correntes de retorno existirão ao longo da costa leste dos EUA a partir deste sistema.

Golfo do México

Em outro lugar, o sistema meteorológico Invest 91L atingiu a costa do Golfo do Texas na manhã de sábado, efetivamente encerrando suas chances de formação tropical. Embora este sistema não obtenha o status de Depressão Tropical ou Tempestade Tropical, ele provavelmente trará séries de aguaceiros e tempestades para uma área da Costa do Golfo que já está sofrendo com as enchentes da semana passada. Partes desta área do Texas já viram mais de trinta centímetros de chuva nos últimos 7 dias.

Áreas de Austin a Point Comfort podem ver outros 7 a 12 centímetros de chuva com quantidades locais de até 23 a 30 centímetros até a noite de segunda-feira. Além desses dois sistemas, nenhum outro desenvolvimento tropical é esperado nos próximos 5 dias. Apertem os cintos, a temporada de furacões apenas começou.