Tempestade tropical Andres: primeira do Pacífico leste em 2021

A primeira tempestade nomeada do Pacífico leste em 2021 se iniciou na última sexta-feira (07) e deve atuar pelas águas do oceano pelas próximas 48 horas. Oficialmente, a temporada de furacões do Pacífico leste se inicia no próximo dia 15.

Tempestade tropical Andres
A tempestade tropical Andres é a primeira do Pacífico leste em 2021 e se formou antes da data oficial do início da temporada de furacões.

Oficialmente, a temporada de furacões no Pacífico leste tem início no dia 15 de maio e dura até o dia 30 de novembro de cada ano. Porém, podem haver formação de tempestades tropicais tanto antes quanto depois destas datas. Neste caso, os sistemas formados são chamados de pré ou pós temporada de furacões, respectivamente. As datas de início e fim de temporada são adotadas por convenção já que representam o período em que há maior chance de ocorrência destas tempestades a cada ano.

Este ano, a pré-temporada começou aquecida principalmente no pacífico oeste com a formação da tempestade Dujuan e o super tufão Surigae. Já no Pacífico leste, a pré-temporada teve seu início neste domingo (09) com a formação da tempestade tropical Andres.

No início da semana, o modelo meteorológico GFS já detectava a formação de uma tempestade tropical no oceano Pacífico leste. As previsões da trajetória do sistema foram mudando ao longo da semana. Inicialmente, esperava-se que o sistema atingisse o sudoeste do México. Agora, a expectativa é que o sistema viaje em direção a parte central do Pacífico.

Andres não deve ter uma longa vida uma vez que encontre águas mais frias nas regiões mais centrais do Pacífico. Não é esperado que o sistema se fortaleça nos próximos dias e, portanto, não há previsões de que Andres se torne um furacão no momento. A expectativa é que o sistema se dissipe completamente até a próxima quarta-feira (12). Já na segunda-feira (10), o sistema deverá perder intensidade dos ventos a partir do final da tarde e deverá ser rebaixado a uma depressão tropical.

A temporada de furacões começa cedo

O Pacífico não é a única bacia oceânica que registrou atividade tropical na pré-temporada nos últimos anos. Nos últimos seis anos, o Atlântico também viu pelo menos um sistema tropical nomeado se formar antes do início oficial da temporada em 1º de junho. E outra temporada de furacões acima da média no Atlântico é esperada este ano.

É por isso que o Centro Nacional de Furacões decidiu que, a partir deste ano, lançará seus produtos de rotina "previsão do tempo tropical" a partir de 15 de maio - para melhor servir as comunidades atingidas pelos sistemas tropicais do início da estação.

Isso pode ser feito revisando seus planos de evacuação e garantindo que seu kit de evacuação esteja atualizado. Algumas áreas que foram duramente atingidas em 2020 ainda podem estar se recuperando, e algumas estradas ou pontes ainda estão sendo reparadas.