Davi Moura

Redação / 66 artigos

Sou Bacharel em meteorologia pela UFAL e mestre pelo CPTEC/INPE. Atualmente, sou doutorando pelo mesmo instituto, atuando principalmente na parametrização de microfísica de nuvens de tempestade e convecção profunda. Desde a graduação até o doutorado, sempre estive envolvido com a física dos modelos numéricos atmosféricos. Aprecio a meteorologia pelos desafios científicos e pela multidisciplinaridade envolvida. O tempo e o clima do nosso planeta ajudaram a escrever a história da vida na terra. Nós, seres humanos, criamos cada vez mais dependência das informações das condições atmosféricas para o transporte, cultivo, guerras, logística, saúde, dentre outras. Estudar esta fina camada gasosa que nos mantém vivos é extremamente fascinante.

Publicidade

Artigos de Davi Moura

Atualidade 26 Out. 2019

Satélite faz registro raro de ondas de gravidade atmosférica

As imagens de satélite da agência meteorológica australiana WeatherZone capturaram um fenômeno geralmente invisível: ondas de gravidade atmosférica. O fenômenos foi visto pulsando através das nuvens e poeira no noroeste da Austrália Ocidental.

Atualidade 25 Out. 2019

50 mil pessoas são afetadas por incêndios na Califórnia

Os incêndios estão sendo impulsionados por ventos fortes que devem piorar no sul da Califórnia no fim de semana. A Califórnia ainda está se recuperando de incêndios do ano passado que mataram cerca de 100 pessoas.

Atualidade 19 Out. 2019

Ciclone bomba e tempestade tropical atuam na costa leste dos EUA

A tempestade tropical Nestor se iniciou no Golfo do México e moveu-se para leste passando sobre a Flórida. Enquanto isso, um ciclone bomba atingiu o norte da costa leste dos EUA. Juntos, os sistemas devem atuar sobre uma extensa área que vai da Flórida, nos EUA, até Quebec e Halifax, no Canadá.

Atualidade 12 Out. 2019

Tufão Hagibis atinge o Japão

Tóquio, a cidade mais populosa do mundo e a capital do Japão, foi atingida pelo tufão Hagibis neste sábado por volta das 16h. O tufão é considerado o mais poderoso a atingir o centro do Japão da história. Houve adiamento do Grand Prix de Formula 1 do Japão e de jogos da copa do mundo de Rugby.

Atualidade 10 Out. 2019

Dubai produz chuva artificial e provoca alagamentos

Os Emirados Árabes Unidos são conhecidos pelo seu poder econômico e técnicas ousadas de construção. Dessa vez, o país está investindo na técnica de semeadura de nuvens para coletar água na represa. Porém, nesta semana a chuva artificial causou transtornos.

Ciência 05 Out. 2019

Estudo associa a poluição do ar a transtornos mentais

A Organização Mundial da Saúde vincula a poluição do ar a doenças mortais como o câncer de pulmão. Porém, novos estudos sugerem que as regiões poluídas também podem auxiliar em casos de distúrbios neurológicos como depressão e transtorno bipolar.

Ciência 28 Set. 2019

Você já viu alguma nuvem rara?

Toda nuvem se forma na presença de umidade, núcleos de condensação (ou de congelamento) e uma temperatura ideal. Porém, algumas nuvens somente se formam em ambientes extremamente específico e isso faz com que sejam verdadeiras relíquias no céu.

Previsão 21 Set. 2019

Previsão sazonal: como será a primavera?

A primavera neste ano de 2019 terá início às 04h50min de 23 de setembro e término à 01h19min de 22 de dezembro. Climatologicamente, a estação da primavera marca a chegada das chuvas em boa parte do Brasil acompanhadas do aumento da temperatura.

Atualidade 19 Set. 2019

A temporada de furacões de 2019 ainda está aquecida

Esta semana, os furacões Humberto (categoria 3) e Lorena (Categoria 1) causaram danos nas Bahamas e no México, respectivamente. Além dos furacões, as tempestades tropicais Kiko, Mario e Jerry e a depressão Imelda estão ativas neste momento no Pacífico leste e Atlântico Norte.

Atualidade 14 Set. 2019

Incêndios florestais não são exclusividades do Brasil

Os incêndios na Amazônia neste ano de 2019 chamaram a atenção do mundo nos últimos meses, porém outros lugares no mundo estão em situações semelhantes ou até piores. A Rússia, Indonésia e África Central, por exemplo, são locais que estão causando espanto.

Ciência 07 Set. 2019

O relâmpago mais longo do mundo pode ter ocorrido no Brasil

No dia 31 de outubro de 2018, uma descarga elétrica atmosférica sobre o estado do Rio Grande do Sul surpreendeu a comunidade científica. O Geostationary Lightning Mapper (GLM) registrou um relâmpago tão longo que poderia estar no livro dos recordes.

Ciência 01 Set. 2019

Como os furacões nascem?

Furacão, ciclone tropical ou tufão: três nomes para descrever o mesmo sistema que se diferenciam pela localização geográfica de formação. O sistema se trata de uma tempestade tropical evoluída que rotaciona e se forma sobre águas oceânicas quentes.

Atualidade 24 Ago. 2019

O lugar mais chuvoso da Terra

O título de lugar mais chuvoso do mundo vai para Mawsynram, no estado de Meghalaya, na Índia. Recebe uma média surpreendente de 11.971 mm de chuva por ano. Para um breve comparação, a média anual de chuva na Amazônia é de 2.300 mm.

Atualidade 20 Ago. 2019

O primeiro funeral de uma geleira não será o último

O funeral aconteceu apenas alguns dias depois de os cientistas confirmarem que julho foi o mês mais quente da Terra já registrado. Se as geleiras continuarem a derreter na acelerada taxa atual, isso representará uma série de perigos para o planeta.

Ciência 17 Ago. 2019

O que são correntes de jato?

A corrente de jato é um intenso escoamento do ar no alto da troposfera. Esses fortes ventos estão presentes em ambos os hemisférios e sopram de oeste para leste. A corrente de jato é extremamente importante para o desenvolvimento de sistemas meteorológicos e para o tráfego aéreo.

Atualidade 10 Ago. 2019

Tufões gêmeos na Ásia: Pequim emite 'alerta vermelho'

O Noroeste do Pacífico esteve calmo nesta temporada de ciclones tropicais, mas a paz e a quietude chegaram ao fim. Lekima e Krosa, dois tufões raros estão atuando no Oceano Pacífico Ocidental em direção a várias partes da Ásia e devem atingir a China, o Japão e Taiwan com tempestades severas.

Atualidade 03 Ago. 2019

O que esperar do El Niño nos próximos meses?

O El Niño continua ativo, porém não deve permanecer por muito tempo. A transição do El Niño para o ENSO-neutro é esperada para o mês de Agosto ou Setembro. A condição neutra tem maior probabilidade de permanecer durante a primavera e o verão do Hemisfério Sul.

Ciência 27 Jul. 2019

O estranho fenômeno relâmpago bola

O relâmpago bola é um fenômeno estranho, misterioso, raro e que já foi confundido com objetos voadores não identificados (OVNIs) ou algum tipo de atividade paranormal. A complexidade do fenômeno despertou a curiosidade de cientistas da UFPE que já apresentaram uma possível explicação.

Seguinte