Davi Moura

Redação / 80 artigos

Sou Bacharel em meteorologia pela UFAL e mestre pelo CPTEC/INPE. Atualmente, sou doutorando pelo mesmo instituto, atuando principalmente na parametrização de microfísica de nuvens de tempestade e convecção profunda. Desde a graduação até o doutorado, sempre estive envolvido com a física dos modelos numéricos atmosféricos. Aprecio a meteorologia pelos desafios científicos e pela multidisciplinaridade envolvida. O tempo e o clima do nosso planeta ajudaram a escrever a história da vida na terra. Nós, seres humanos, criamos cada vez mais dependência das informações das condições atmosféricas para o transporte, cultivo, guerras, logística, saúde, dentre outras. Estudar esta fina camada gasosa que nos mantém vivos é extremamente fascinante.

Publicidade

Artigos de Davi Moura

Ciência 18 Jan. 2020

A poluição do ar e as falhas evolutivas do DNA humano

Quando saímos de casa, respiramos toxinas fornecidas pelo tráfego de carros, usinas de carvão, refinarias de petróleo e queimadas a milhares de quilômetros de distância. Mais de um bilhão de pessoas adicionam toxinas aos pulmões ao fumar cigarros. O que torna essas toxinas tão prejudiciais?

Atualidade 12 Jan. 2020

Impactante erupção vulcânica nas Filipinas gera transtornos

Dezenas de milhares foram evacuados em meio a uma erupção do segundo vulcão mais ativo do país, o Taal, a cerca de 64 quilômetros de Manila. As cinzas se espalharam pela ilha e tremores foram sentidos em aldeias vizinhas. Descargas elétricas dentro da pluma de fumaça viralizaram na internet.

Ciência 11 Jan. 2020

Poluição no ar durante infância pode ter ligação com esquizofrenia

Crianças que crescem em áreas com muita poluição do ar têm maior risco de desenvolver esquizofrenia. Esta é a conclusão de um novo estudo do projeto de psiquiatria dinamarquês. Este resultado sugere que o número de esquizofrênicos em cidades grandes deve aumentar com o passar dos anos.

Atualidade 04 Jan. 2020

O rastreamento do desmatamento da Amazônia por Satélite

Cientistas usaram satélites para rastrear o desmatamento da floresta amazônica por várias décadas. As imagens de satélite foram substanciais para a pesquisa, mostrando algumas mudanças notáveis no ritmo devastação, e também para o monitoramento.

Atualidade 30 Dez. 2019

Chuvas de verão torrenciais causaram transtornos no fim de semana

Chuvas fortes e calor intenso estão marcando o início deste verão no fim de 2019. No último final de semana, as cidades de Belém (PA), Porto Velho (RO) e Campo Grande (MS) passaram por alagamentos, queda de árvores, apagões durante tempestades de verão.

Atualidade 28 Dez. 2019

Ações do clima provocaram perdas bilionárias em 2019

A Organização das Nações Unidas publicou um relatório com eventos relacionados as mudanças climáticas que produziram impactos bilionários para a economia mundial. Os maiores prejuízos foram em países ricos como Japão e Estados Unidos da América.

Atualidade 25 Dez. 2019

Tufão Phanfone atinge as Filipinas no Natal

O arquipélago das Filipinas foi atingido por um tufão no dia 24 e continuará sendo afetado pelo fenômeno até o dia 26. Neste natal, o tráfego de balsas foi proibido devido ao mar agitado e pelo menos 23.000 passageiros estão presos em portos das ilhas.

Ciência 21 Dez. 2019

Características da Baixa do Chaco e do Noroeste da Argentina

Dois sistemas de baixa pressão na América do Sul são frequentemente confundidos e até mesmo considerados como um único sistema: a Baixa do Chaco e a Baixa do Noroeste da Argentina. Porém, as características térmicas e dinâmicas desses sistemas são distintas.

Atualidade 14 Dez. 2019

Terra está mais verde que há 20 anos atrás

Apesar do grande avanço do desmatamento, queimadas e degradação do meio ambiente, um estudo recente da NASA mostrou que o planeta Terra está mais verde. Porém, isso também se deve ao aumento de áreas agrícolas.

Atualidade 07 Dez. 2019

5 sistemas tropicais simultâneos no oceano Índico!

O Oceano Índico Norte está passando por uma de suas estações mais ativas já registradas. Um raro evento ocorreu nesta semana, onde cinco sistemas tropicais se desenvolveram sendo três deles ciclones tropicais.

Atualidade 30 Nov. 2019

Mudança climática levará o planeta inteiro a um ponto sem volta

O andamento das mudanças climáticas estão chegando a pontos irreversíveis e, infelizmente, as pessoas ainda não percebem como isso será impactante para a raça humana. Há esperança, mas seria necessário uma reflexão global e uma conscientização unificada em pró do planeta.

Atualidade 23 Nov. 2019

As guerras do futuro: quem está liderando a engenharia climática?

Nesse ponto, o maior perigo da engenharia climática pode ser o quão pouco se sabe sobre a posição dos países nessas tecnologias potencialmente perigosas para o planeta. Quem está avançando? Quem financia a pesquisa? E quem está sendo deixado de fora da conversa?

Atualidade 17 Nov. 2019

O incomum comportamento do buraco de ozônio em 2019

O tamanho do buraco na camada de ozônio varia ao longo do ano. Geralmente, forma-se em agosto, com seu pico em outubro, antes de finalmente fechar no final de novembro ou dezembro. O buraco não só fechará mais cedo do que o habitual em 2019, mas também é o menor em 30 anos.

Atualidade 16 Nov. 2019

Vacas levadas pelo furacão Dorian voltam à terra firme nadando

Três vacas foram levadas pelo forte fluxo de água de enchentes causadas pelo furacão Dorian. As vacas foram encontradas vivas em uma ilha próxima na Carolina do Norte. Os animais ficaram desaparecidos por aproximadamente 3 meses e tiveram que nadar em mar aberto para sobreviver.

Atualidade 26 Out. 2019

Satélite faz registro raro de ondas de gravidade atmosférica

As imagens de satélite da agência meteorológica australiana WeatherZone capturaram um fenômeno geralmente invisível: ondas de gravidade atmosférica. O fenômenos foi visto pulsando através das nuvens e poeira no noroeste da Austrália Ocidental.

Atualidade 25 Out. 2019

50 mil pessoas são afetadas por incêndios na Califórnia

Os incêndios estão sendo impulsionados por ventos fortes que devem piorar no sul da Califórnia no fim de semana. A Califórnia ainda está se recuperando de incêndios do ano passado que mataram cerca de 100 pessoas.

Atualidade 19 Out. 2019

Ciclone bomba e tempestade tropical atuam na costa leste dos EUA

A tempestade tropical Nestor se iniciou no Golfo do México e moveu-se para leste passando sobre a Flórida. Enquanto isso, um ciclone bomba atingiu o norte da costa leste dos EUA. Juntos, os sistemas devem atuar sobre uma extensa área que vai da Flórida, nos EUA, até Quebec e Halifax, no Canadá.

Atualidade 12 Out. 2019

Tufão Hagibis atinge o Japão

Tóquio, a cidade mais populosa do mundo e a capital do Japão, foi atingida pelo tufão Hagibis neste sábado por volta das 16h. O tufão é considerado o mais poderoso a atingir o centro do Japão da história. Houve adiamento do Grand Prix de Formula 1 do Japão e de jogos da copa do mundo de Rugby.

Seguinte