De acordo com o Global Annual Temperature Rankings Outlook, é muito provável (>99,0%) que o ano de 2021 se classifique entre os 10 anos mais quentes já registrados, porém com menos de 2% de chance de se classificar entre os cinco anos mais quentes da história desde que se iniciaram os registros.
Davi Moura
Meteorologista - 229 artigosBacharel em meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas em 2014 e mestre pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais em 2016. Atualmente, Davi Moura é doutorando pelo mesmo instituto com período sanduíche pelo Max Planck-Institute Für Meteorologie, na Alemanha.
Atua no desenvolvimento de uma parametrização de descargas elétricas atmosféricas com efeitos na microfísica das nuvens de tempestades e na química da atmosfera. Criador e administrador do Tempo e Clima Brasil que tem por objetivo divulgar conteúdos científicos relevantes para alunos, professores e interessados em geociências.
Aprecia a meteorologia pelos desafios científicos e pela multidisciplinaridade envolvida. O tempo e o clima do nosso planeta ajudaram a escrever a história da vida na terra. Nós, seres humanos, criamos cada vez mais dependência das informações das condições atmosféricas para o transporte, cultivo, guerras, logística, saúde, dentre outras. Estudar esta fina camada gasosa que nos mantém vivos é extremamente fascinante.
Artigos de Davi Moura
Como consequência dos incêndios florestais, pelo menos 47 mil pessoas são hospitalizadas em média todos os anos no Brasil, segundo mostra um estudo publicado na revista científica The Lancet Planetary Health na última quarta-feira (8).
Um estranho pilar de luz deixou os moradores perplexos ao se erguer sobre a cidade de Shenyang na província de Liaoning, norte da China. O fenômeno foi registrado por centenas de pessoas que ficaram assustadas. O governo chinês descartou se tratar de algo fora do comum.
A região sul deve começar a semana com tempo estável, mas um conjunto de fatores logo deve mudar o quadro para temporais. É esperado acumulados de chuva de 100 mm/48h em vários pontos do estado do Rio Grande do Sul.
Embora tenha ocorrido desacelerações e aumentos no ritmo da perda florestal ao longo das décadas, dados recentes indicam que as taxas de desmatamento nos últimos dois anos estão entre as mais altas em uma década.
Partes do Afeganistão aqueceram o dobro da média global. As chuvas da primavera diminuíram, de forma mais preocupante em algumas das terras agrícolas mais importantes do país. As secas estão cada vez mais frequentes, incluindo uma terrível seca no norte e no oeste, a segunda em três anos.
Após as chuvas no final de semana, trechos do Rio Tietê em Salto, no interior de São Paulo, surgiram com uma tonalidade mais escura que o normal. A causa foi a abertura de duas barragens em Pirapora do Bom Jesus (SP).
Após a chegada do furacão Ida no estado da Luisiana, o presidente dos EUA, Joe Biden, declarou situação de desastre e ordenou ajuda federal para complementar os esforços de recuperação nas áreas afetadas. Uma pessoa morreu até o momento.
Um vulcão subaquático no Japão emitiu uma grande coluna vertical de detritos que chegaram até o alto da troposfera interferindo em rotas de voos. O evento foi registrado por diversos satélites e aeronaves.
1,7 mil pessoas e 3,5 mil animais foram mortos por uma nuvem de gás tóxico em agosto de 1986 no povoado de Nyos em Camarões. Os sobreviventes relataram cheiro de ovos podres e pólvora no ar e isso levou cientistas a encontrarem a causa.
De acordo com o Centro de Previsão do Clima dos EUA, as chances do retorno da La Niña para os próximos meses aumentaram e a expectativa é que permaneça ativa até o início de 2022. A La Niña deve influenciar o resto da temporada de furacões no Atlântico e o período chuvoso em boa parte do Brasil.
Pesquisadores do Met Office e da universidade de Cambridge publicaram um estudo onde demonstraram que as mudanças climáticas causadas pelo homem terão consequências importantes sobre como os gases vulcânicos interagem com a atmosfera.
O sistema Cantareira atingiu o volume de 39,7% na última sexta-feira (13). Volume igual ou maior do que 30% e abaixo de 40% caracteriza o estado de alerta para a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Níveis baixos apontam para nova crise de abastecimento em 2022.
Três tempestades tropicais e uma depressão tropical estão no oceano Pacífico, próximas do Japão. A que merece atenção, pois pode causar temporais em Tóquio (sede das olimpíadas), é a tempestade tropical Mirinae. A tempestade tropical Lupit é preocupação para Taiwan.
Em uma nova pesquisa, químicos do Instituto de Química Orgânica e Bioquímica da Academia de Ciências Tcheca e de outros lugares descobriram que uma solução de água metálica pode ser preparada por dopagem massiva com elétrons ao reagir água com metais alcalinos.
Enquanto uma forte onda de frio chega ao Brasil esta semana, o inverso ocorre no Hemisfério Norte. As ondas de calor já quebraram vários recordes de temperatura em partes do continente norte-americano neste verão. Espera-se que uma nova onda de calor se desenvolva esta semana.
Quem acha que o homem é incapaz de controlar o tempo está enganado. Há um bom tempo vários países tem produzido chuvas artificiais, incluindo os Emirados Árabes. Porém, pesquisadores resolveram inovar com Drones para conter o calor severo da região.
A espectroscopia da massa do material de anéis de árvores indicam um aumento acentuado de um único ano nas concentrações de carbono-14, consistente com um evento de partícula de energia solar extrema que ocorreu por volta de 5410 aC.
A onda conhecida como Oscilação Madden-Julian (MJO), é um fator muito importante para a formação de ciclones tropicais. A onda MJO é a maior e mais dominante fonte de variabilidade tropical de curto prazo em todo o mundo.
A temporada de incêndios florestais boreais de 2021 no hemisfério norte está se intensificando, com um grande e crescente número de incêndios intensos; mais notavelmente no nordeste da Rússia, oeste do Canadá e oeste dos Estados Unidos.