Davi Moura

Redação / 44 artigos

Sou Bacharel em meteorologia pela UFAL e mestre pelo CPTEC/INPE. Atualmente, sou doutorando pelo mesmo instituto, atuando principalmente na parametrização de microfísica de nuvens de tempestade e convecção profunda. Desde a graduação até o doutorado, sempre estive envolvido com a física dos modelos numéricos atmosféricos. Aprecio a meteorologia pelos desafios científicos e pela multidisciplinaridade envolvida. O tempo e o clima do nosso planeta ajudaram a escrever a história da vida na terra. Nós, seres humanos, criamos cada vez mais dependência das informações das condições atmosféricas para o transporte, cultivo, guerras, logística, saúde, dentre outras. Estudar esta fina camada gasosa que nos mantém vivos é extremamente fascinante.

Publicidade

Artigos de Davi Moura

Ciência 13 Jul. 2019

Como a energia solar interage com o sistema terrestre?

O clima da Terra é um sistema movido a energia solar. Globalmente, ao longo do ano, o sistema terrestre (continentes, oceanos e atmosfera) absorve uma média de cerca de 240 watts de energia solar por metro quadrado. A luz solar absorvida é destinada a inúmeros processos.

Atualidade 07 Jul. 2019

A semana com as temperaturas mais baixas de 2019 no Brasil

As previsões meteorológicas já indicavam, desde o início da semana passada, que uma forte massa de ar polar iria atingir o Brasil. Foram registradas as mais baixas temperaturas de 2019, nevoeiros, geadas vigorosas e até precipitação de neve. O frio foi tão intendo que causou mortes pelo país.

Ciência 06 Jul. 2019

Como a neve se forma nas nuvens?

Esta semana, uma forte massa de ar polar atingiu o Brasil causando uma forte queda de temperatura com precipitação de neve em alguns pontos do sul do país. Mas você sabe em quais condições os flocos de neve são formados?

Ciência 29 Jun. 2019

Por que as médias de temperatura global são importantes?

O planeta Terra tem sofrido um aquecimento expressivo desde o final dos anos 50, porém ao analisarmos a média da temperatura global nos deparamos com um aumento de aproximadamente 1ºC. Parece um valor pequeno, mas extremamente impactante na escala global.

Atualidade 29 Jun. 2019

Alerta vermelho: calor na Europa já bate recordes

O verão do hemisfério norte mal começou e as notícias sobre o calor tomaram a semana: os termômetros já marcaram um novo recorde de temperatura na França, asfaltos derreteram na Alemanha, além de mortes na Espanha. Afinal, o que está causando este calor extremo?

Ciência 22 Jun. 2019

A climatologia das frentes frias na América do Sul

Um sistema frontal é definido como a região de transição entre duas massas de ar que estão em deslocamento e possuem diferentes características de temperatura e umidade. Estes sistemas afetam o tempo na América do Sul ao longo de todas as estações do ano.

Ciência 19 Jun. 2019

O processo de desertificação e seus perigos

A desertificação não se refere à expansão dos desertos existentes, mas sim à degradação da terra em áreas subúmidas áridas, semiáridas e áridas. É causada principalmente por variabilidades climáticas e as atividades humanas (agricultura imprópria, pastoreio excessivo, desmatamento).

Ciência 15 Jun. 2019

Você conhece o estranho fenômeno “Hair Ice”?

Em uma tradução livre, Hair Ice significa “cabelo de gelo” ou “gelo capilar” e essa expressão realmente descreve a sua aparência. O Hair Ice é um tipo raro de formação de gelo que se forma na presença de um fungo em particular em madeiras que estão apodrecendo.

Ciência 01 Jun. 2019

De onde vem as massas de ar frio?

Com a chegada do inverno meteorológico, as massas de ar frio começam a chegar pelo sul do pais com mais frequência, afetando o tempo em diversas localidades. Mas o que são essas massas de ar, como elas se formam e como chegam até o Brasil?

Ciência 25 Maio 2019

Por que o céu é azul?

Ao contrário da crença popular, o céu não é azul por refletir os mares e oceanos. Ao invés disso, existe um complexo e fascinante efeito óptico cheio de detalhes envolvendo a composição química da atmosfera e processos físicos da energia eletromagnética do sol.

Previsão 23 Maio 2019

Alerta de tempestades intensas e mar agitado

Nesta sexta-feira (24), um ciclone extratropical gera mudanças no sul, sudeste e centro-oeste do país. O sistema deve se intensificar e causar tempestades moderadas e severas ao longo da sexta-feira e do sábado. Rajadas de vento, geadas, precipitação de granizo e relâmpagos podem ocorrer.

Atualidade 21 Maio 2019

Chegada do ar seco e os riscos para a saúde

Para boa parte do país, o outono/inverno é um período seco. A entrada de massas polares que são frias, secas e estáveis, proporciona um ambiente favorável para a proliferação de doenças respiratórias. Esta semana, uma massa de ar seco começará a atuar por um longo período, como se prevenir?

Ciência 18 Maio 2019

A circulação geral da atmosfera terrestre

A presença dos desertos em latitudes similares, diferentes padrões climáticos ao redor do globo, ventos alísios, jatos de altos níveis, zonas de alta e baixa pressão, todos estes itens tem a causa em comum: o padrão de circulação da atmosfera. Mas como funciona a circulação terrestre?

Ciência 11 Maio 2019

O que é Oscilação Quase-Bienal?

A Oscilação Quase Bienal é uma variação regular dos ventos que sopram bem acima do equador. Estes ventos são fortes e escoam dentro da estratosfera ao redor planeta. Aproximadamente a cada 14 meses, esses ventos mudam completamente de direção. Mas por que isso é importante?

Atualidade 04 Maio 2019

Os incríveis ciclones tropicais gêmeos

Ciclones gêmeos são sistemas que nascem no oeste do oceano Pacífico tropical e no oceano Índico. Eles ocorrem simultaneamente nos hemisférios norte e sul e rotacionam em direções opostas devido ao efeito de Coriolis.

Atualidade 27 Abr. 2019

As mudanças climáticas estão intensificando os furacões?

Projeções de mudanças climáticas sugerem que o número de furacões intensos aumentará. O aquecimento do oceano permitirá que essas tempestades viajem mais longe, e nós poderemos ver maiores impactos de furacões nas costas no futuro.

Ciência 20 Abr. 2019

Onde ocorre neve no Brasil?

Mundialmente, o Brasil é um país conhecido por lugares quentes e úmidos como o Rio de Janeiro e a Floresta Amazônica. O frio e a neve não é algo que vem à mente das pessoas. No entanto, apesar de rara em grande quantidade, várias cidades brasileiras recebem neve anualmente.

Atualidade 17 Abr. 2019

Possível tornado no Rio Grande do Sul gera estragos

A passagem de uma frente fria pelo sul do Brasil, na madrugada desta terça-feira, 16/04, provocou chuvas de forte intensidade, vendaval, alta incidência de raios, queda de granizo e há relatos da ocorrência de um tornado entre os municípios de Marau e Gentil.

Atualidade 13 Abr. 2019

Chuvas intensas e estragos marcaram a semana pelo Brasil

Desde o início da semana, inúmeras cidades brasileiras sofreram com as fortes chuvas. Os sistemas meteorológicos que atuaram durante a semana tem diferentes origens para cada parte do país, mas pareciam atuar em conjunto para gerar transtornos urbanos. Só no Rio de Janeiro foram 10 mortes.

Ciência 06 Abr. 2019

5 curiosidades incríveis sobre relâmpagos

São mais de 70 milhões de relâmpagos por ano só no Brasil. Para alguns, isso causa um pânico imediato. Assustadora ou não, a descarga elétrica atmosférica é um fenômeno majestoso que impressiona o homem desde as civilizações primitivas até os dias modernos.

Seguinte