Davi Moura

Redação / 32 artigos

Sou Bacharel em meteorologia pela UFAL e mestre pelo CPTEC/INPE. Atualmente, sou doutorando pelo mesmo instituto, atuando principalmente na parametrização de microfísica de nuvens de tempestade e convecção profunda. Desde a graduação até o doutorado, sempre estive envolvido com a física dos modelos numéricos atmosféricos. Aprecio a meteorologia pelos desafios científicos e pela multidisciplinaridade envolvida. O tempo e o clima do nosso planeta ajudaram a escrever a história da vida na terra. Nós, seres humanos, criamos cada vez mais dependência das informações das condições atmosféricas para o transporte, cultivo, guerras, logística, saúde, dentre outras. Estudar esta fina camada gasosa que nos mantém vivos é extremamente fascinante.

Publicidade

Artigos de Davi Moura

A circulação geral da atmosfera terrestre

A presença dos desertos em latitudes similares, diferentes padrões climáticos ao redor do globo, ventos alísios, jatos de altos níveis, zonas de alta e baixa pressão, todos estes itens tem a causa em comum: o padrão de circulação da atmosfera. Mas como funciona a circulação terrestre?

O que é Oscilação Quase-Bienal?

A Oscilação Quase Bienal é uma variação regular dos ventos que sopram bem acima do equador. Estes ventos são fortes e escoam dentro da estratosfera ao redor planeta. Aproximadamente a cada 14 meses, esses ventos mudam completamente de direção. Mas por que isso é importante?

Os incríveis ciclones tropicais gêmeos

Ciclones gêmeos são sistemas que nascem no oeste do oceano Pacífico tropical e no oceano Índico. Eles ocorrem simultaneamente nos hemisférios norte e sul e rotacionam em direções opostas devido ao efeito de Coriolis.

Onde ocorre neve no Brasil?

Mundialmente, o Brasil é um país conhecido por lugares quentes e úmidos como o Rio de Janeiro e a Floresta Amazônica. O frio e a neve não é algo que vem à mente das pessoas. No entanto, apesar de rara em grande quantidade, várias cidades brasileiras recebem neve anualmente.

Possível tornado no Rio Grande do Sul gera estragos

A passagem de uma frente fria pelo sul do Brasil, na madrugada desta terça-feira, 16/04, provocou chuvas de forte intensidade, vendaval, alta incidência de raios, queda de granizo e há relatos da ocorrência de um tornado entre os municípios de Marau e Gentil.

Chuvas intensas e estragos marcaram a semana pelo Brasil

Desde o início da semana, inúmeras cidades brasileiras sofreram com as fortes chuvas. Os sistemas meteorológicos que atuaram durante a semana tem diferentes origens para cada parte do país, mas pareciam atuar em conjunto para gerar transtornos urbanos. Só no Rio de Janeiro foram 10 mortes.

5 curiosidades incríveis sobre relâmpagos

São mais de 70 milhões de relâmpagos por ano só no Brasil. Para alguns, isso causa um pânico imediato. Assustadora ou não, a descarga elétrica atmosférica é um fenômeno majestoso que impressiona o homem desde as civilizações primitivas até os dias modernos.

Fortes chuvas no nordeste causam mortes e transtornos

Intensas tempestades assolaram o norte do nordeste nos últimos dias de Março. As fortes chuvas causaram mortes, enchentes, alagamentos e o rompimento de 17 açudes de criação de peixes. O município Lavras da Mangabeira, CE, registrou 181mm de chuva em apenas 24h.

Qual o papel das nuvens no clima do planeta?

As nuvens são importantes para o clima global, uma vez que têm um forte impacto na radiação solar e terrestre, bem como na formação de precipitação. Os diferentes tipos de nuvens na atmosfera estão ligados ao sistema climático por processos dinâmicos, termodinâmicos e mecanismos de "feedback".

Como era o clima do supercontinente Pangeia?

O supercontinente Pangeia representa uma fase excepcional na história paleogeográfica da Terra que se iniciou no período Carbonífero e culminou no Triássico. Certamente, essa grande massa continental contínua teve um efeito extraordinário na climatologia do planeta.

Mais tragédias naturais nesta semana

O ano de 2019 ainda está no primeiro trimestre e já estamos impressionados pela quantidade de desastres naturais que andam ocorrendo. Além dos prejuízos materiais, muitas pessoas perderam parentes e amigos. Nesta semana, quatro casos chamaram a atenção da mídia.

A estrutura vertical da atmosfera terrestre

Apenas uma fina camada gasosa nos separa de um vasto e perigoso universo. A atmosfera terrestre é responsável por diversos processos físicos e químicos capazes de possibilitar a vida neste planeta. O que você sabe sobre ela?

Semana Santa de 2019: como estará o tempo?

A Semana Santa antecede o cultural e religioso domingo de páscoa. Muitos já começam a se programar para esta data especial: almoço em família, viagem, compras. Sem dúvida, um dos itens cruciais para toda a programação é a condição do tempo.

Por que as pessoas adoecem quando as estações mudam?

A estação do ano muda e é como um ciclo: você atualiza seu guarda-roupa, bebe aquela bebida sazonal moderna de que todos estão falando e, de repente, está doente. Por que uma nova estação traz fungos e virus com ela?

Existe Monção na América do Sul?

Um sistema de monção é definido como uma reversão sazonal na direção do vento que ocasiona em uma transição do período seco para o chuvoso. Devido a esta definição, no passado não era considerada a presença de um sistema de monção na América do Sul.

Os sistemas precipitantes de verão no Brasil

Na maior parte do Brasil, os mais altos valores pluviométricos ocorrem durante os meses do verão. Isso se deve a um conjunto de sistemas meteorológicos que atuam em diferentes escalas de espaço e tempo.

Temporal no Rio de Janeiro causa mortes

A chuva, que começou na noite de ontem, deixou um rastro de destruição na região metropolitana do Rio de Janeiro. Seis mortes foram confirmadas, uma pessoa está desaparecida e parte da ciclovia Tim Maia desabou. Vários pontos da cidade ficaram alagados.

Seguinte