Tempestade tropical no leste do pacífico deve afetar o México

A primeira tempestade nomeada da temporada de furacões no leste do pacífico tropical deve se formar no próximo final de semana. Seguindo a lista de nomes anunciada pela organização meteorológica mundial, o nome do sistema será Andres.

tempestade tropical andres
Durante o final de semana uma tempestade tropical deverá se formar no pacífico leste e se tornar o primeiro sistema nomeado na temporada de furacões de 2021.

A temporada de furacões de 2021 no pacífico oriental começa oficialmente no dia 15 de maio e terminará no dia 30 de novembro. Essas datas são adotadas por convenção como um comportamento médio. Por vezes, tempestades podem se formar antes ou depois das datas oficiais da temporada. Isso é o que deve ocorrer nos próximos dias no leste do oceano Pacífico.

A previsão do modelo numérico de tempo GFS (Global Forecast Model) estão indicando que uma tempestade tropical se formará durante o próximo final de semana e deverá ser a primeira tempestade nomeada no pacífico leste no ano de 2021. Além do modelo GFS, o modelo do centro europeu (ECMWF) também indica a formação do sistema, porém com menor intensidade.

O sistema deve se formar na sexta-feira (07) como uma baixa pressão na região equatorial e irá evoluir para uma depressão tropical no sábado (08) de manhã. Entre a noite do sábado (08) e a madrugada de domingo (09), a tempestade pode atingir a classificação de tempestade tropical com ventos de aproximadamente 115 km/h.

De acordo com as previsões do modelo numérico GFS, existe possibilidade de que o sistema chegue a categoria 1 na escala de furacão Saffir-Simpson no domingo à tarde. Porém, essa possibilidade é baixa, devido as incertezas em uma previsão com antecipação de 5 dias. Ao longo da semana, novas previsões devem atualizar sobre esta possibilidade. Para que o sistema chegue a categoria 1, será necessário sustentar ventos acima de 120 km/h.

Se o evento for confirmado como tempestade tropical, será a primeira tempestade nomeada no pacífico leste em 2021. O sistema deverá receber o nome de Andres, de acordo com a lista de nomes anunciada pela organização meteorológica mundial. Os nomes não retirados desta lista serão usados novamente na temporada de 2027. Essa é a mesma lista usada na temporada 2015, com exceção do nome Pamela, que substituiu Patricia devido a severidade do sistema.

O México será afetado

As previsões indicam que a tempestade tropical irá atingir o México na próxima terça-feira (11). O sistema deve se aproximar da costa sudoeste do México e perder força à medida que se desloca para o continente. A tempestade tropical poderá provocar perturbações atmosféricas no litoral que devem causar chuvas e ventanias. Além disso, a aproximação do sistema pode gerar ondas de ressaca para as praias mexicanas.