A combinação da Zona de Convergência Intertopical (ZCIT), com os sistemas frontais e centros de baixa pressão que atuam no litoral do Sudeste farão com que essa seja uma semana bem chuvosa para parte do Nordeste e para o Centro-Sul do Brasil.
A combinação da Zona de Convergência Intertopical (ZCIT), com os sistemas frontais e centros de baixa pressão que atuam no litoral do Sudeste farão com que essa seja uma semana bem chuvosa para parte do Nordeste e para o Centro-Sul do Brasil.
As previsões climáticas para o mês de fevereiro sugerem que a ZCIT estará mais ao sul da sua posição climatológica para a época. Isso pode manter condições mais úmidas e chuvosas ao longo do mês em grande parte da região nordeste do Brasil.
A atuação de uma frente fria mantém em alerta para temporais e chuvas volumosas os estados do MS, do PR, de SP e do RJ ao longo do fim de semana. No norte do Nordeste, a ZCIT continua presente.
Mesmo com a diminuição dos volumes, as chuvas continuam a ocorrer em boa parte do país, principalmente na Região Sudeste. Em meados da semana volta a chover no Rio Grande do Sul. Confira os alerta e destaques.
Oficialmente a tempestade subtropical Kurumí se formou, porém o sistema já se encontra bastante afastado no fim de semana. Por outro lado, a zona de convergência continua a provocar bastante chuva no Centro-Norte do país.
Condições extremas de tempo para o Brasil devido ao desenvolvimento de um ciclone de características subtropicais e à formação de uma zona de convergência. Muita chuva está prevista e o potencial para transtornos é elevado.
Ao longo desta semana as chuvas continuam a ocorrer de forma volumosa sobre o Sudeste e Centro-Oeste e se espalham pelo Centro-Norte. Há potencial para alagamentos e inundações, principalmente em Minas Gerais e no Espírito Santo.
Mesmo com afastamento da frente fria o tempo instável se mantém no Brasil Central e há risco de transtornos por conta de chuvas intensas em parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste. Volta a fazer calor no Sul do Brasil.
Os próximos 15 dias serão representados por uma mudança brusca de padrão. Os responsáveis por isso são as oscilações Antártica e de Madden-Julian. Confira a discussão climática.
As temperaturas aumentam e a sensação será de bastante calor no início desta semana no Centro-Sul e principalmente no Rio Grande do Sul. Essa condição anuncia a chegada de uma frente fria, que avança pelo Centro-Sul.
Apesar do aumento das chances de chuva para o Rio Grande do Sul, a distribuição se mantém isolada beneficiando apenas as áreas ao norte. Já para o restante do Centro-Sul, há alerta para ocorrência de temporais e chuvas volumosas.
Nos próximos dias a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) favorece chuvas volumosas no norte da Região Nordeste. Risco de temporais se mantém para o Sudeste e Centro-Oeste, e no Rio Grande do Sul as chuvas continuam isoladas.