Ar polar chega ao NE com tempo nublado e chuva no leste da Região

Neste semana uma intensa massa de ar polar espalha o ar frio por boa parte do país, chegando ao Nordeste. O tempo também fica instável e com previsão de chuva devido à atuação de uma frente fria. Confira os detalhes aqui.

chuva e frio na Bahia
Massa de ar polar avançar e consegue levar o ar frio até o Nordeste. Tempo instável e com chuvas também é destaque para o leste da Região.

Desde a última sexta-feira (16), uma intensa massa de ar polar passou a avançar pelo Centro-Sul do país, proporcionando um fim de semana ensolarado e com temperaturas baixas em boa parte da Região Sul e dos estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo.

Em vista da atuação de uma fraca frente fria, o tempo ficou mais nublado desde o sul do Mato Grosso e norte do Mato Grosso do Sul até o leste paulista e o Rio de Janeiro, sem ocorrência de precipitação significativa.

No decorrer da semana esse sistema frontal avança contribuindo para o tempo instável no leste do Nordeste, além de possibilitar a atuação da massa de ar polar e, consequentemente, a sensação de frio.

O tempo instável e frio no leste do Nordeste

Nesta segunda-feira (19), os ventos de leste não atingem o leste do Nordeste com muito intensidade, mas contribuem para o tempo nublado pela manhã. No período da tarde, a concentração das nuvens diminui somente em boa parte do leste da Bahia, proporcionando o surgimento do sol. De Salvador até Natal, o tempo segue nublado e com chuva fraca intermitente. As temperaturas ficam amenas e variam de 22°C a 25°C.

Na terça-feira (20), a frente fria chega ao sul da Bahia, chegando à região de Salvador no período da noite. De qualquer forma, o tempo fica instável em toda a porção leste e sul do estado, com chuvas de fraca a moderada intensidade ocorrendo de Porto Seguro a Ilhéus, sendo mais intensas a partir do fim do dia. No restante do leste nordestino, o tempo firme predomina, com sol aparecendo entre nuvens, sem ocorrência de chuva devido ao enfraquecimento dos ventos de leste, que acontece por conta do avanço do sistema frontal.

O ar polar atinge somente o sul baiano, com mínimas de 20°C e máximas de 24°C no leste. Mais para o interior as temperaturas variam entre 15°C e 24°C.

Na quarta-feira (21), mais um dia de tempo instável e com frente fria entre o sul da Bahia e a região de Salvador, proporcionando chuva ao longo do dia com fraca a moderada intensidade, sendo mais intensa em Canavieiras e Ilhéus, se estendendo até Jequié. No restante do leste do Nordeste, as chuvas ocorrem com fraca intensidade alternando com períodos de melhoria.

O ar frio já consegue penetrar mais chegando ao norte da Bahia. Na faixa leste, mínimas de 21°C e máximas de 24°C. No interior, as temperaturas podem cair até aos 14°C em Vitória da Conquista e Barra da Estiva.

alta pressão
Alta pressão, a massa de ar frio, contribui para o aumento do escoamento de leste que atingem o leste nordestino.

A partir de quinta-feira (22), a frente fria se afasta para o oceano, dando mais espaço para a massa de ar polar atuar e, por se tratar de um sistema de alta pressão, a circulação anticiclônica contribui para o aumento da intensidade dos ventos de leste. Assim, as temperaturas diminuem e a chuva aumenta desde Salvador até Recife, com tempo chuvoso somente na porção mais norte do leste baiano e entre Aracaju e Maceió.