Fim de semana: ciclone extratropical e avanço de intensa massa de frio

Nos próximos dias o tempo firme volta a predominar em praticamente todo o país e os principais destaque são: o avanço de uma intensa massa de ar polar e a atuação de um ciclone extratropical. Saiba os detalhes aqui.

onda de frio
Fim de semana de sol, atuação de ciclone extraopical e alerta de ventos, e de avança de intensa massa de ar polar!

Uma mudança de padrão entrou em curso, com a formação e o avanço de uma frente fria pela Região Sul, que provocou chuvas de fraca a moderada intensidade nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com volumes de no máximo 45 mm no extremo oeste catarinense.

O deslocamento do sistema frontal, favoreceu o avanço de uma massa de ar, que recebe um reforço de outra ainda mais intensa, derrubando as temperaturas também na próxima semana em boa parte do país.

Além disso, a atuação de um ciclone extratropical contribui para espalhar o ar frio pelo Centro-Sul e para a diminuição da sensação térmica no Rio de Grande do Sul. Há alerta para intensas rajadas de vento.

O ciclone extratropical e o alerta de ventos intensos

Esse sistema trata-se de um segundo ciclone extratropical que atua ao sul do Uruguai e no decorrer do fim de semana se aproxima do Rio Grande do Sul.

No sábado (17), o ciclone se encontra ao sul do Uruguai e sua frente fria associada favorece o aumento da nebulosidade sobre o Rio Grande do Sul, sem ocorrência de chuva. O sistema ciclônico não se desloca muito, mas mesmo assim contribui para ventos de fraca a moderada intensidade intensidade na metade sul do estado, com rajadas de até 50 km/h.

frente fria
Tempo se mantém instável com chuvas de fraca intensidade e isoladas na manhã de sábado. Tempo fica mais firme a partir da tarde.

Já em Santa Catarina, no Paraná e no estado de São Paulo, uma região de cavado, mantém o tempo instável e com chuva fraca e isolada desde o norte catarinense até o sul paulista. O tempo começa a ficar firme a partir do meio da tarde.

ciclone extratropical
Ciclone extratropical provoca ventos intensos no domingo, com rajadas, segundo modelo ECMWF que podem chegar aos 100km/h.

É no domingo (18) que o ciclone ganha mais destaque devido ao seu ganho de intensidade e deslocamento mais próximo do sul do Rio Grande do Sul, proporcionando aumento da intensidade dos ventos e rajadas que podem chegar aos 90 km/h no sul do território gaúcho, na região de Jaguarão, Rio Grande e Pelotas na parte da tarde. Mais para o fim do dia, os ventos intensos podem atingir todo o leste do estado. Na região metropolitana de Porto Alegre, a velocidade dos ventos pode chegar aos 70 km/h.

O avanço da intensa massa de ar polar

No sábado (17), a massa de ar polar ainda não atua de forma tão efetiva pela manhã, uma vez que a frente fria ainda não se deslocou para o oceano. De qualquer forma, as temperaturas ficam baixas devido a penetração do ar frio através dos ventos de sudoeste, com mínimas de 7°C a 8°C no Sul e Campanha Gaúcha, de 9°C a 10°C na região metropolitana de Porto Alegre e no extremo oeste de Santa Catarina. Temperaturas mais baixas em torno dos 5°C são esperadas na Serra Catarinense.

frio, onda de frio
Temperaturas mínimas para o sábado (17).

A partir da tarde, a massa de ar polar começa a avançar pela Região Sul, com o ar gelado chegando até o norte do Mato Grosso do Sul, oeste e sul de São Paulo.

Assim, no domingo (18), a intensa massa de ar polar, apesar de ainda não localizar seu centro sobre o Centro-Sul do país, ainda consegue proporcionar bastante frio em toda a Região Sul, estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. Os ventos de sul no período da tarde conseguem chegar ao estado de Rondônia, mas não com a intensidade suficiente para derrubar as temperaturas.

frio, onda de frio
Temperaturas mínimas para o domingo (18).

As mínimas variam de 3°C a 10°C, do Norte e Serra ao Litoral Norte do Rio Grande do Sul, com 7°C para Porto Alegre. Em Florianópolis e Curitiba as temperaturas partem dos 13°C e 8°C, respectivamente. Já na capital paulista a mínima fica em 13°C e no Rio de Janeiro em 19°C.

No decorrer da próxima semana, a previsão é de que o frio ganhe intensidade e se espalhe por boa parte do país, chegando ao Nordeste e Região Norte.