Fim do mês com chance de neve no Sul e de chuva congelante no Sudeste

Intensa massa de ar polar avança na próxima semana e os modelos apontam para a possibilidade de neve na Região Sul e de chuva congelante no Sudeste. Confira a intensidade e amplitude da massa de ar frio e a precipitação.

São Joaquim, neve
Intensa massa de ar polar traz a possibilidade de frio extremo e para a ocorrência de neve na Região Sul e de precipitação invernal no Sudeste.

Uma nova e intensa mudança do tempo deve ocorrer no final deste mês, com o avanço de uma poderosa massa de ar polar em parte do Centro-Sul do país, que pode configurar o terceiro evento de onda de frio do inverno de 2021.

Além disso, há possibilidade de neve na Região Sul e de chuva congelante no Sudeste. A seguir confira os mapas de previsão de temperatura e de precipitação do modelo ECMWF.

O avanço do ar polar e a intensidade do frio

Apesar de nos próximos dias o frio ainda se fazer presente durante a noite e início do dia em boa parte do Centro-Sul do país, as temperaturas aumentam bastante proporcionando sensação de calor ao longo do dia.

Mas é a partir da próxima terça-feira (27) que uma intensa massa de ar polar inicia o seu avanço, derrubando as temperaturas no decorrer da sua trajetória em todo o Centro-Sul do país, com o ar frio chegando também ao extremo oeste da Região Norte e, novamente, ao sul e leste do Nordeste.

No entanto, o destaque fica para as regiões Sul e Sudeste onde o frio obviamente é mais intenso e as temperaturas atingem facilmente valores abaixo de zero.

Na quarta-feira (28), já há previsão de mínimas abaixo de 0°C nas serras gaúcha e catarinense, no planalto catarinense e do sul do Paraná. As máximas também chamam atenção e variam entre 8°C a 12°C apenas em praticamente toda a Região Sul, no sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo.

Na quinta-feira (29), a mancha de temperaturas negativas aumenta, atingindo toda a região serrana e de planalto da Região Sul. O ar frio também se espalha mais pelo restante do Centro-Sul, provocando sensação de frio até o sul de Goiás, do Mato Grosso e do oeste de Minas Gerais. Mínimas abaixo de 10°C no sul, oeste e leste paulista, no sul mineiro e nas regiões mais elevadas do Rio de Janeiro.

Na sexta-feira (30) e no sábado (31), o frio se mantém intenso na Região Sul, com temperaturas negativas em boa parte dos três estados. No entanto, o destaque está no Sudeste, onde as temperaturas diminuem mais ainda com mínimas abaixo de 0°C na região da Serra da Mantiqueira.

Neve no Sul e precipitação invernal no Sudeste

Antecedendo a intensa massa de ar polar, uma frente fria se desloca pela Região Sul até o leste da Bahia, provocando chuvas de fraca a moderada intensidade, que podem vir acompanhadas de fortes rajadas de vento nos estados do Sul.

Com o avanço do ar polar e a atuação de uma cavado no leste do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina entre o fim da manhã e a tarde da quinta-feira (29) há chance para a ocorrência de neve na região serrana desses dois estados. Na madrugada de sexta-feira (30), também há essa possibilidade, porém com menor intensidade e abrangência.

Já na região da Serra da Mantiqueira, tanto na quinta-feira (29) quanto na sexta-feira (30) no início da manhã, devido à presença da frente fria e da incursão do ar frio, pode ocorrer a precipitação invernal de chuva congelante, que se trata da precipitação que congela ao tocar o solo.

No momento, a intensidade do cenário e os detalhes do tipo de precipitação ainda são uma tendência, mas de qualquer forma, se trata de um evento de frio bastante intenso, com potencial em proporcionar os dias mais frios deste ano para algumas localidades.