Semana com chuvas expressivas somente nas Regiões Norte e Nordeste

Configuração típica de inverno para as Regiões Norte e Nordeste, com chuvas persistentes e volumosas no extremo norte e ocorrendo com menor intensidade no leste nordestino. Confira os detalhes e os alertas para os próximos dias.

alerta de chuva, salvador, bahia
Tempo instável se mantém em boa parte do litoral nordestino e no extremo norte do país.

Desde o final do mês de junho, as chuvas vêm aumentando no extremo norte do país e no leste do Nordeste, principalmente no noroeste do Amazonas, norte do Pará e faixa leste de Salvador, na Bahia, até Natal, no Rio Grande do Norte.

Nos próximos dias um padrão de bloqueio impede o avanço de sistemas frontais pelo Centro-Sul. Essa configuração com a alta subtropical mais deslocada para o sul e próxima do continente, favorece a constante atuação dos ventos de leste, que atingem boa parte da faixa leste do país, desde Santa Catarina até o Rio Grande do Norte. No entanto, as chuvas mais intensas ocorrem no Nordeste, o que é o destaque desta previsão.

Já na Região Norte, o tempo seco predomina em boa parte, porém, chuvas volumosas vem ocorrendo diariamente na sua porção mais extrema, com acumulados em torno de 200 mm em 15 dias no noroeste do Amazonas.

A seguir confira a distribuição e os volumes previstos até meados da semana, bem como as regiões de alerta.

Precipitação: distribuição e volume

Até pelo menos meados da semana, a circulação dos ventos de leste mantém o tempo instável em todo o leste do Nordeste, no entanto, nem toda a localidade tem previsão de chuva.

Nesta segunda-feira (05), o dia fica nublado e com chuva ao longo do dia desde Porto Seguro ao norte do estado de Sergipe e entre Recife e Natal, com precipitação ocorrendo ao longo do dia de fraca a moderada intensidade, sendo mais intensas na região de Salvador, Feira de Santana e Conde, na Bahia, onde há alerta de chuva forte no período da noite, que pode provocar alagamentos.

No norte do Nordeste, há previsão de chuvas somente no norte do Maranhão, onde, em São Luís, chove de forma isolada e de forma mais intensa pela manhã.

Na Região Norte, no Centro-Norte do Amazonas, incluindo Manaus, no norte do Pará e nos estados de Roraima e do Amapá, há bastante nebulosidade e núcleos isolados de chuva pela manhã. Na segunda parte do dia, as chuvas se espalham e ganham intensidade, ocorrendo com forte intensidade no Amapá e em Roraima.

Na terça (06) e na quarta-feira (07), o mesmo padrão se repete, no entanto o local das chuvas mais intensas muda. No leste do Nordeste, o tempo fica mais firme no sul da Bahia entre Recife e Natal, com chuvas ocorrendo ao longo do dia, com intensidade de fraca a moderada intensidade entre Salvador e Maceió. Alerta de chuva forte em Aracaju e Maceió na tarde da quarta-feira.

Na porção norte do país, mas ainda no Nordeste, em São Luís, as chuvas passam a ocorrer com maior intensidade e abrangência, porém não proporcionam alertas. Já na Região Norte, não há mudanças significativas.