Onda de frio histórica chega ao Nordeste

A onda de frio que está passando pelo país já causou neve e geada em vários estados e fez as temperaturas mínimas despencarem no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A friagem será sentida em boa parte do Norte e até mesmo Nordeste, uma região que geralmente é pouco afetada por fenômenos do tipo.

onda de frio, Nordeste
Onda de frio está atingindo todo o país, causado neve e geada em vários estados e fazendo as temperaturas diminuírem inclusive no Nordeste.

Um sistema frontal avançou pelo país e trouxe uma massa de ar polar frio e seco que está fazendo as temperaturas despencarem em todo o Brasil. A onda de frio é a mais intensa de 2021, e causou geadas em praticamente todos os estados do Centro-Sul brasileiro.

Nesta quinta-feira (29), todos os Estados do Sul registraram temperaturas mínimas negativas, especialmente em regiões serranas. A estação meteorológica do INMET no Morro da Igreja, em Santa Catarina, registrou mínima de -7,7 graus. Houve registros de neve no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina na quarta-feira (28).

Em São Paulo, as temperaturas mínimas chegaram a 2 graus em Itapeva e Rancharia. A mínima também chegou a 2 graus em Aral Moreira, no Mato Grosso do Sul. O frio atingiu até mesmo o Sul de Goiás e boa parte de Minas Gerais, incluindo o Triângulo Mineiro, onde as mínimas também ficaram abaixo dos 10 graus.

alertas de onda de frio e queda de temperatura em vigor para a maior parte do país, inclusive em estados do Centro-Oeste, Norte e Nordeste, que podem representar risco a saúde das pessoas por período de 3 a 5 dias.

Mas a onda de frio vai atingir o Norte e o Nordeste?

A situação de frio intenso irá perdurar ao longo dos próximos dias. Temperaturas negativas continuarão sendo registradas no Sul, com temperaturas abaixo dos 10 graus no Sudeste e no Centro-Oeste. Conforme a massa de ar frio avança, a friagem será sim sentida em Estados do Norte, como Acre, Rondônia e também sul do Amazonas e do Pará.

O frio também será sentido no Nordeste, uma região raramente afetada por ondas de frio. Na maior parte dos Estados as temperaturas mínimas devem cair e atingir valores abaixo da média especialmente no início da semana que vem. Ainda assim, a queda não será brusca e o frio não atingirá a intensidade que foi observada em outras regiões.

O Estado que mais deve sentir a onda de frio é a Bahia, onde as temperaturas mínimas chegam a valores próximos dos 10 graus em alguns municípios. Apesar da estranheza, a queda das temperaturas no Nordeste não deve representar risco à saúde das pessoas ou ao agronegócio.

O frio traz riscos especialmente aos Estados do Sul e do Sudeste. Pessoas com comorbidades, problemas respiratórios e hipotensão/hipertensão devem tomar cuidados redobrados neste período, pois as variações de temperatura, umidade relativa do ar e pressão atmosférica podem servir como gatilhos para problemas de saúde.

Além disso, o frio pode ser fatal para moradores de rua sem proteção e expostos diretamente ao ar polar. É um bom momento para doar roupas e agasalhos para essa parcela carente da população, já que uma boa ação pode literalmente salvar várias vidas.