Chuvas, tempestades e frio intenso voltam a ocorrer. O que esperar?

Nos próximos dias uma mudança de padrão entra em curso através do avanço de uma intensa massa de ar polar e dos retorno das chuvas em parte do Centro-Sul. Saiba o que esperar dessa mudança do tempo aqui.

alerta, tempestades, onda de frio
Chuvas volta a ocorrer no Centro-Sul do país e há alertas de tempestades na Região Sul. Intensa massa de ar polar também é destaque nos próximos dias.

Finalmente o bloqueio atmosférico deixa de atuar dando espaço para uma significativa mudança de padrão no Centro-Sul.

Nos próximos dias, uma frente fria se forma sobre o Sul do país proporcionando o retorno das chuvas para parte da Região. Além disso, após o seu avanço, uma intensa massa de ar polar avança e espalha o ar frio por todo o Centro-Sul até a próxima semana. Confira a seguir a intensidade das chuvas e do frio.

A frente fria, a precipitação e os alertas de tempestades

Nesta quarta-feira (14), uma região de cavado se forma sobre o Uruguai e provoca chuvas intensas em boa parte do país, com instabilidades levando risco de tempestades a partir do fim da manhã nos extremos sul e oeste do Rio Grande do Sul. A partir do fim da tarde, as instabilidades passam a avançar deixando em alerta todo o Oeste, Campanha e Sul, e mais para a noite a Região Central.

Ao longo da noite e madrugada o cavado evolui para uma região de baixa pressão, com risco de tempestade e chuvas intensas na região metropolitana de Porto Alegre, Serra, Norte e Missões.

Na manhã de quinta-feira (15), já se tem um ciclone extratropical formado próximo à costa gaúcha, proporcionando ventos de moderada intensidade, sem potencial para transtornos. No entanto, a frente fria associada ao ciclone favorece a formação de instabilidades com potencial para tempestades no noroeste do Rio Grande do Sul, no extremo oeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná.

A partir da tarde a frente fria começa a avançar proporcionando chuvas em todo o território catarinense, sul e oeste do Paraná, chegando ao norte de Santa Catarina e no noroeste paranaense por volta do fim do dia. No decorrer deste deslocamento há potencial também para a ocorrência de tempestades pontuais.

No decorrer da noite e da madrugada, passa a chover com fraca a moderada intensidade no leste e no norte do Paraná.

Na sexta-feira (16), o sistema frontal se afasta e uma nova região de cavado se forma, mantendo o tempo instável e chuvoso sobre o norte, noroeste e leste do Paraná, bem como nas regiões paulista próxima à divisa com o território paranaense e o sul do Mato Grosso do Sul. Há previsão de chuvas de moderada a forte intensidade a partir da tarde.

O avanço da intensa massa de ar polar

Na noite desta quarta-feira (14), os ventos de sudoeste já transportam o ar frio para o Oeste e Campanha do Rio Grande do Sul. No entanto, é na quinta-feira (15) que a massa de ar polar começa a atuar de fato na Região Sul, porém, a sua influência se restringe somente ao estado do Rio Grande do Sul e ao sul e oeste de Santa Catarina, onde as mínimas do dia ocorrem no período da noite, com temperaturas chegando aos 13°C em Porto Alegre e aos 15°C em Chapecó.

Na sexta-feira (16), o ar frio já se espalha por toda a Região Sul, chegando até o leste de São Paulo e o sul do Mato Grosso do Sul. Mínima de 10°C em Porto Alegre, de 16°C em Florianópolis, de 14°C em Curitiba e na capital paulista.

No decorrer do fim de semana, outra massa de ar polar mais intensa é impulsionada em direção ao Centro-Sul do país, derrubando de fato as temperaturas até meados da próxima semana, quando se espera serem registradas as temperaturas mais baixas deste evento de frio.