Quando volta a chover de forma expressiva no Centro-Sul do país?

Bloqueio atmosférico continua atuando e proporcionando o predomínio do tempo seco em praticamente todo o país. Para quando está previsto o próximo evento de chuva expressivo? Há possibilidade de frio intenso? Saiba aqui.

bloqueio atmosférico e chuvas no Sul
Bloqueio atmosférico ainda atua, mas até quando? Mudança de padrão está prevista para a próxima semana.

Nos próximos dias, até pelo menos meados da próxima semana, o tempo seco irá predominar em praticamente todo o país, com chuvas de baixo volume e mais concentradas nos extremos norte e leste. A amplitude térmica também é destaque, com noites e madrugadas ainda bastante fria e restante do dia com temperaturas amenas e até mesmo bastante elevadas, atingindo os 30°C no Brasil Central.

No entanto, a grande questão é quando essa condição de bloqueio atmosférico irá terminar possibilitando a ocorrência de chuvas expressivas no Centro-Sul do país, principalmente para a Região Sul, onde se esperam chuvas frequentes nesta época do ano? Além disso, há a possibilidade de outro evento intenso de frio?

O que a Oscilação Antártica nos diz?

A Oscilação Antártica (AAO) é um dos fatores que nos traz informações para os próximos 15 dias sobre a possibilidade da atuação de sistemas frontais ou massas de ar polar no centro-sul do país, ou seja, se há chance de chuva e frio nas próximas duas semanas.

Segunda a gráfico de evolução e projeção da AAO, a oscilação entrou em uma tendência negativa, fazendo com que atue em valores negativos nos próximos dias. Esse comportamento passa a ideia de que a segunda quinzena de julho será mais úmida com maior frequência de atuação de sistemas frontais, condição essa, podendo iniciar na próxima semana.

O que os modelos estão prevendo?

O modelo europeu ECMWF vem apresentando um aumento da umidade na Região Sul a partir da próxima semana, como mostra as anomalias de precipitação do dia 12 ao 19, com tempo mais seco no centro-norte e leste do país.

Ao analisar a previsão horária, vemos que o sistema responsável pelo aumento da umidade passa a atuar a partir do dia 15, se tratando inicialmente de uma região de cavado que evolui para uma baixa pressão.

Esse processo, geralmente, representa a formação de um ciclone extratropical e pode contribuir para chuvas volumosas no Rio Grande do Sul e no oeste dos estados de Santa Catarina e do Paraná. No momento, o modelo prevê acumulados de até 150 mm em 72 horas.

Através da animação do mapa (gif) é possível notar uma linha verde que antecede a região de cavado. Se trata da linha de 0°C, que evidencia a presença de uma massa de ar polar. Segundo as anomalias de temperatura, esse próximo evento de frio pode ser forte, porém não tão intenso quanto o da virada do mês, quando o ar frio chegou com força até as regiões Norte e Nordeste, ficando mais restrito ao centro-sul.