Fim de semana com sol e aumento das temperaturas em boa parte do país

Neste fim de semana o tempo firme se mantém em praticamente todo o país com destaque para o aumento das temperaturas. Previsão de chuva continua para o extremo norte e para o leste do Nordeste. Confira os detalhes aqui.

São Paulo
Bloqueio atmosférico continua e proporciona um fim de semana ensolarado e com temperaturas mais elevadas ao longo do dia em boa parte do país.

Um padrão de bloqueio se estabeleceu desde o final do mês passado, proporcionando tempo seco em boa parte do país, principalmente na Região Sul, quando se espera maior frequência de chuvas. Por outro lado, esse mesmo padrão favoreceu o aumento de umidade no leste do Nordeste, mais especificamente na porção entre as capitais Salvador e Natal.

Para o fim de semana o padrão se mantém, no entanto, o destaque fica para o aumento das temperaturas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Há previsão de chuva para o leste nordestino, mas sem expectativas para volumes elevados.

Aumento da amplitude térmica e umidade relativa baixa

Com o afastamento do sistema de alta pressão para o oceano, os ventos de norte passam a atuar com mais intensidade e a transportar o ar mais aquecido do centro-norte para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

No entanto, essa condição proporciona aumento da amplitude térmica, ou seja, as noites e madrugadas continuam frias, com sensação amena e de calor ao longo do dia. Esse padrão é observado no sábado (10) para as três regiões citadas, com máximas chegando aos 35°C em Cuiabá e aos 30°C em Campo Grande, no norte e oeste paulista. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, as temperaturas atingem os 25°C e 26°C, respectivamente. Nas capitais da Região Sul, as máximas ficam em 22°C em Curitiba, em 23°C em Florianópolis e no 24°C em Porto Alegre.

No domingo (11), uma fraca massa de ar polar avança pelo Rio Grande do Sul e favorece a diminuição das temperaturas em parte da Região Sul, com mínimas abaixo de 10°C na metade sul e região da serra do território gaúcho, planalto central e norte catarinense e no sul do Paraná. Temperaturas próximas de 0°C ocorrem na serra catarinense.

A atuação de massa de ar polar também diminui as máximas, que estão previstas em 20°C para Porto Alegre, 21°C em Florianópolis e em Curitiba. No Sudeste e Centro-Oeste, a amplitude térmica se mantém a mesma.

umidade relativa do ar
Baixa umidade relativa no Brasil Central, com potencial de o índice atingir valores próximos de 10%.

Além das temperaturas, o destaque também fica para a baixa umidade relativa durante o fim de semana no Brasil Central, onde, no período da tarde o índice pode chegar a valores próximos de 10% no norte paulista e de Goiás, no sul do Tocantins, no noroeste do Mato Grosso do Sul e em Rondônia.