Nesta semana uma frente fria se desenvolve sobre o Sul levando potencial para temporais e queda de granizo no Centro-Sul. Chuvas aumentam no leste do Nordeste.
Nesta semana uma frente fria se desenvolve sobre o Sul levando potencial para temporais e queda de granizo no Centro-Sul. Chuvas aumentam no leste do Nordeste.
Massa de ar seco e frio ainda atua sobre boa parte do país e frente fria atua de forma costeira no Nordeste. Confira os destaques para o fim de semana do Dia das Mães.
Está em curso o avanço de um frente fria e, principalmente, de uma intensa massa de ar frio que irá derrubar as temperaturas em boa parte do país no próximos dias. Previsão de friagem para a Região Norte.
Já no início desta semana uma frente fria se forma e consegue avançar pelo país provocando chuvas com potencial de temporais. Destaque maior ainda para a massa de ar frio mais intensa até o momento e para a queda das temperaturas.
Com o deslocamento de uma frente fria o tempo muda no leste da Região Sudeste. Já no restante do Centro-Sul, uma massa de ar frio passa a atuar.
O mês de Abril foi marcado por uma forte estiagem no Sul e chuvas abundantes no Nordeste do Brasil. O mês de Maio marca a transição gradual para temperaturas amenas pela passagem do outono para a chegada do inverno em Junho. Veja abaixo a tendência do mês de Maio de 2020.
Frente fria atua de forma costeira nos próximos dias e não consegue avançar pelo país, mantendo o tempo seco e a umidade do ar diminui no Brasil Central. Na Região Sul o sistema contribui para chuvas isoladas.
A Região Sul vem sofrendo com a estiagem desde Novembro de 2019 e as chuvas que ocorreram desde então não foram suficientes para reverter a situação. Mas até quando irá essa condição? Quando as chuvas se tornam persistentes? Respondemos aqui.
A configuração dos próximos dias aponta para a o favorecimento dos ventos de norte e para o aumento das temperaturas em boa parte do país.
Sistema frontal contribui para chuvas no leste da Bahia e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) se mantém atuante e leva potencial para chuvas volumosas na primeira metade desta semana.
A primeira metade do mês foi marcada pelo primeira incursão de massas de ar frio mais intensas, pelo aumento da frequência de chuvas na Região Sul e da redução no Centro-Oeste e no Sudeste. Será que esse padrão irá se manter até o final do mês?
Com o avanço da frente fria o tempo fica mais instável no Centro-Norte, com potencial para chuvas intensas no leste da Bahia e no Espírito Santo. Uma massa de ar frio também consegue se espalhar e diminuir as temperaturas no Centro-Sul.