Novembro 2021, teremos reflexo da La Niña sobre as chuvas no Brasil?

Neste mês de novembro de 2021 a La Niña, a Oscilação Antártica e o Oceano Atlântico Sul serão os principais moduladores do regime de chuvas e temperatura sobre o Brasil, gerando um contraste entre o Centro-Norte e o Sul do país.

Previsão Novembro 2021
O mês de novembro marca o início da estação chuvosa de grande parte do Brasil, com a formação da famosa Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

O mês de outubro de 2021 foi marcado por uma bela virada das condições atmosféricas que estavam sendo observadas nos últimos meses. Regiões do Centro-Sul do Brasil que estavam sofrendo com a falta de chuvas e estiagem passaram a ter uma maior frequência de chuvas, que muitas vezes vieram de forma intensa, caracterizando bem o início do período de chuvas em grande parte do Brasil

Climatologicamente, no mês de novembro a estação chuvosa começa a tomar forma.  As chuvas passam a ocorrer em grande parte do país, com os maiores acumulados concentrados sobre o eixo noroeste-sudeste que liga o oeste da Amazônia com o Sudeste do Brasil, um sinal da formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) durante esse mês.

Valores climatológicos do acumulado mensal de chuvas e temperatura média para todo o Brasil no mês de novembro. Fonte: CPTEC/INPE.

Por estar mais próximo do verão, neste mês as temperaturas tendem a aumentar em grande parte do país, principalmente nos estados do Centro-Norte, enquanto que os estados das regiões Sul e Sudeste ainda registram temperaturas mais amenas.

O que esperar para Novembro de 2021?

Nas últimas semanas de outubro as anomalias negativas de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) ganharam força e abrangência sobre o Pacífico Tropical, indicando o desenvolvimento da La Niña. Apesar do evento ainda não estar consolidado oficialmente, já é possível notar um fortalecimento da célula de Walker sobre o Pacífico Equatorial, o que indica que o fenômeno já exerce seu efeito sobre a atmosfera.

Em relação à Oscilação de Madden-Julian (OMJ), não podemos esperar uma influência dessa oscilação no regime de chuvas do Brasil no próximo mês. Os modelos indicam que a OMJ está inativa e deverá permanecer assim ou terá um sinal muito fraco na primeira quinzena do mês.

Previsão de anomalia média da Temperatura da Superfície do Mar para o mês de novembro de 2021 pelo modelo CFSv2. Fonte: Tropical Tidbits.

A Oscilação Antártica (ou Modo Anular Sul) está em sua fase positiva e deverá se manter positiva ao longo de todo o mês de novembro (de acordo com as previsões da BOM). Durante a fase positiva dessa oscilação geralmente temos uma menor passagem e formação de ciclones e sistemas frontais sobre a região Sul do Brasil, em contrapartida, os ciclones passam a se formar mais próximos à costa da região Sudeste, favorecendo a convergência de umidade e formação de chuvas sobre essa região e no Brasil Central. 

Sobre o Atlântico Sul, as águas mais quentes que  normal sobre as latitudes tropicais poderão favorecer as chuvas na costa da região Norte e norte da região Nordeste, a medida que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) se desloca para sul neste mês e começa a influenciar o extremo norte da América do Sul. 

Já o padrão de dipolo de TSMs mais ao sul, com anomalias negativas sobre a porção central do Atlântico Sul e anomalias positivas nas latitudes extratropicais, fará com que os ciclones se desloquem rapidamente sobre as águas mais quentes e que seus sistemas frontais associados influenciem mais a costa norte da região Sudeste, auxiliando na organização do corredor de convergência de umidade.

Previsão de chuva e temperatura

Os mapas de previsão de precipitação para novembro mostram os efeitos de todos os padrões mencionados acima. Resumidamente, o Centro-Norte do Brasil deverá registrar acumulados de chuva acima da média em novembro, principalmente os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, sul da Bahia, Goiás e Mato Grosso, indicando que se houver a formação de ZCAS em novembro, ela provavelmente ficará posicionada um pouco a norte de sua posição climatológica.

Os efeitos combinados da La Niña, Oscilação Antártica e Atlântico Sul farão com que os maiores acumulados de chuva ocorrão sobre os estados do Centro-Norte do Brasil, enquanto que o Sul terá chuvas abaixo da média.

Já a região Sul deverá voltar a registrar um déficit de chuvas, principalmente o Rio Grande do Sul e o oeste de Santa Catarina. Isso não quer dizer que esses estados não registram eventos isolados de chuvas fortes, que podem ocorrer nessa época do ano, mas essas chuvas não persistirão por muitos dias.

Previsões de anomalia do acumulado de chuvas e da temperatura média a 2 metros da superfície para o mês de novembro de 2021 para a América do Sul, pelo modelo CFSv2. Fonte: Tropical Tidbits.

Condizente com a previsão de chuvas, o modelo CFSv2 indica que os estados que terão mais chuvas que o normal registrarão temperatura um pouco abaixo da média, ou seja, mais chuva, temperaturas mais amenas e uma amplitude térmica menor. Com menos chuvas e nebulosidade, os termômetros na região Sul possivelmente registrarão temperaturas mais elevadas.