Chuvas não dão trégua no centro-norte e há alertas em MG e na BA

Ciclone contribui para a manutenção da umidade na porção centro-norte do país, onde há alertas de tempestade e chuvas volumosas. Os maiores acumulados ocorrem nos estados de Minas Gerais e da Bahia.

alerta chuvas volumosas
Ciclone favorece a umidade no centro-norte do país, em especial nos estado de Minas Gerais e da Bahia, onde ocorrem as chuvas mais intensas.

O ciclone que se desenvolveu a partir da madrugada da última terça-feira (02), se encontra mais afastado no oceano e com características inicialmente subtropical. No decorrer desta quarta-feira (03), o sistema evoluiu para extratropical.

Mesmo mais afastado, o ciclone contribui para a organização da umidade no centro-norte do país e para chuvas de até forte intensidade em boa parte das regiões Norte e Nordeste, e na porção mais norte do Centro-Oeste e do Sudeste, com maiores acumulados e maior potencial para transtornos no norte de Minas Gerais, leste e metade sul da Bahia.

Acumulados de precipitação e alertas

Quarta-feira (03) de tempo nublado e com chuvas de até forte intensidade pela manhã no norte e oeste da Bahia, e na faixa leste no sul do estado até Ilhéus. Nas demais regiões baianas e no norte de Minas Gerais, bastante nebulosidade e chuvas mais isoladas de fraca intensidade.

A partir de meados da tarde, as instabilidades ganham intensidade e há elevado potencial para transtornos como consequências das tempestades e das chuvas intensas em todo o território baiano e norte de Minas Gerais. As regiões com os maiores volumes e maior risco para alagamentos e inundações compreendem o norte mineiro, a faixa leste do sul da Bahia até Camamu e as regiões de Vitória da Conquista até Bom Jesus da Lapa.

Os acumulados podem passar facilmente dos 100 mm até o fim da semana no norte de Minas Gerais, sul e leste da Bahia.

Na quinta-feira (04), a faixa de chuvas mais intensas se desloca para norte e, assim, já pela manhã, há alerta de chuvas de moderada a forte intensidade na faixa leste da Bahia entre Ilhéus e Salvador, chegando até Feira de Santana. As demais regiões baiana e o norte de Minas Gerais, tempo nublado e com ocorrência de chuva fraca pontual.

A partir de meados da tarde, os núcleos de tempestade se espalham pelo território baiano. No entanto, é no leste do estado que são esperados os maiores volumes, principalmente na faixa litorânea de Ilhéus até a região de Salvador. No norte de Minas Gerais, são esperadas pancadas isoladas que podem ocorrer na forma de tempestades. No período da noite, as chuvas mais intensas se concentram entre o norte de Minas Gerais e as regiões de Vitória da Conquista e de Barreiras.

Na sexta-feira (05), o tempo segue instável em todo o estado da Bahia, com de fraca a moderada intensidade ocorrendo de oeste a leste pela manhã, com maior potencial para transtornos novamente entre Ilhéus e Salvador. A partir da tarde, alertas de tempestade e chuvas intensas em todo o estado da Bahia, com núcleos de tempestades também avançando para os estados de Sergipe e de Pernambuco.

Em Minas Gerais o potencial para tempestade diminuiu bastante, há alertas somente em meados da tarde, no norte do estado, para a ocorrência de pancadas isoladas de forte intensidade.