Feriado de Finados de muita chuva no Sudeste e Centro-Oeste

Nesse feriadão de finados o tempo permanecerá mais instável nos estados das regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, enquanto um tempo mais estável deve predonimar sobre a região Sul. Entretanto, pancadas de chuva poderão ocorrer no Sul, principalmente no litoral.

previsão do tempo feriado
As previsões indicam que o feriado de finados deve ser chuvoso no Brasil Central.

Após o último final de semana chuvoso na região Sul, passamos por uma mudança de padrão ao longo dessa semana que manteve as chuvas espalhadas pelo Centro-Oeste e Sudeste do país, enquanto o Sul passou a presenciar um tempo mais firme e com elevação das temperaturas.  

Os maiores acumulados de chuva entre este sábado (29) e a próxima terça (02) deverão ocorrer entres as regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil

Ao longo dos próximos dias, o padrão deve seguir o mesmo: tempo mais estável na região Sul, principalmente no estado do Rio Grande do Sul, e pancadas de chuvas e céu mais encoberto em toda região Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil. Os acumulados de chuvas até o feriado do dia de finados (02) poderão chegar a 100 mm em partes de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Goiás

Previsão para o final de semana

Devido a atuação de uma alta pressão em baixos níveis da atmosfera, que carrega ventos mais úmidos do oceano para o continente, grande parte das regiões Sul, Sudeste e partes do Nordeste do país continuarão com o céu encoberto durante grande parte do dia de hoje (29).  

Há probabilidade de chuva fraca a moderada a partir desta tarde em toda a porção leste dessas regiões, principalmente toda faixa litorânea do estado de Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo.  As chuvas também poderão ocorrer no final da tarde nos estados de Mato Grosso do Sul e sul de Mato Grosso e de Goiás.

No sábado (30), as instabilidades se espalharão sobre o Brasil e o dia deve ser mais encoberto em grande parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com chance de chuva durante todo o dia no litoral de Santa Catarina, litoral norte do estado de São Paulo, grande parte do estado do Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo.

No final do dia, a divergência em altos níveis da atmosfera favorecerá um tempo mais instável e com condições de chuvas moderadas a fortes na porção oeste dos estados de Santa Catarina e Paraná e também na porção sudoeste do Mato Grosso do Sul. 

Durante o domingo (31), essa chuva deve seguir atuando no Mato Grosso do Sul e avançar para o estado de Goiás, chegando também nos estados de Minas Gerais e São Paulo, podendo atingir com maior intensidade o norte do estado de São Paulo e a região do triângulo mineiro

A parte oeste da região Sul e do estado do Mato Grosso do Sul deve seguir com tempo um pouco mais estável e com temperaturas mais altas, mas a faixa litorânea dos estados de Santa Catarina e Paraná continuarão com nebulosidade e com probabilidade de chuva fraca a moderada no final do domingo. 

Previsão para o feriado

Na segunda-feira (01), enquanto a região Sul continuará com o tempo mais estável e maior abertura para o sol, um cavado em médios e altos níveis da atmosfera contribuirá para manter um corredor de umidade se estendendo desde o Mato Grosso até o litoral do Espírito Santo, com chance de chuva moderada a forte por toda essa região, incluindo o estado de São Paulo e com chances de tempestades no interior do estado de Minas Gerais. 

Veja também...                                                                                         O retorno da La Niña vai piorar a crise hídrica brasileira?

Esse cavado se deslocará para leste na terça-feira (02), dando um alívio das chuvas nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, mas ainda manterá certa nebulosidade durante grande parte do dia. Já os estados de Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo, além do norte do Rio de Janeiro e sul da Bahia, continuarão com condições favoráveis para chuvas moderadas durante todo o dia