Sul e Sudeste com alerta de tempestades e redução das temperaturas

Um comportamento interessante nas regiões Sul e Sudeste será observado na próxima semana. Enquanto que pancadas isoladas, que podem ocorrer na forma de tempestades, atingem as áreas do interior, uma massa de ar frio influencia o tempo na maioria das capitais!

frio e chuva
Chuvas continuam por boa parte do país, porém, o destaque também fica para a redução das temperaturas e para o risco de tempestades no Sul no Sudeste.

Nesta primeira semana de novembro, a distribuição da precipitação mais intensa se deu na porção centro-norte do país, com destaque para os estados de Minas Gerais, do Espírito Santo e da Bahia, que choveu de 50 a 75% da média do mês entre o norte mineiro, o sul baiano e o território capixaba.

Confira a discussão para novembro...                                   Novembro 2021, teremos reflexo da La Niña sobre as chuvas no Brasil?

Essa é uma distribuição que deve se manter pela maior parte dos dias deste mês, uma vez que o fenômeno La Niña é um dos fatores influentes do padrão climático. Em vista disso, se espera também eventos térmicos mais frios em relação a este período. De qualquer forma, eventos de chuva também ocorrem no centro-sul, mas com menor duração em dias. É exatamente este padrão que vamos observar na próxima semana.

Previsão de pancadas isoladas e risco de tempestades

Na manhã desta segunda-feira (08), uma região de cavado contribui para chuvas de fraca à moderada intensidade no oeste e sudoeste do Paraná e no oeste de Santa Catarina. As instabilidades avançam no decorrer do período para a porção mais central. Nas demais regiões desses estados e no nordeste e leste do Rio Grande do Sul, o tempo segue nublado e com chance de chuva muito fraca.

No Sudeste, a primeira parte do dia é marcada por bastante nebulosidade em Minas Gerais e no Espírito Santo, com chuvas de até moderada intensidade no oeste e norte mineiro. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, a nebulosidade é menos densa e variável, mas o sol consegue aparecer. Somente no sul paulista, o céu fica bastante nublado e com ocorrência de chuvisco.

Na parte da tarde, as instabilidades se espalham e pancadas isoladas ocorrem em todo o interior de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo e de Minas Gerais, com alerta de tempestades pontuais. Já nas áreas do leste, há chance da ocorrência de pancadas, é baixa, com chuvas de fraca intensidade e isoladas, não levando potencial para transtornos.

Na terça-feira (09), o tempo segue nublado no nordeste do Rio Grande do Sul e no centro-leste de Santa Catarina e do Paraná, com chance de chuvisco pela manhã. A partir da tarde, a nebulosidade se espalha para parte do meio-oeste catarinense e por todo o território paranaense, com chuvas isoladas ocorrendo nessas áreas, sem potencial para eventos intensos.

Já no Sudeste, sol entre muitas nuvens em praticamente toda a Região, com chuvas de até moderada intensidade ocorrendo no oeste de Minas Gerais. Tempo firme somente no oeste paulista e bastante nublado sem surgimento do sol em toda a faixa leste.

No período da tarde, há alerta de tempestades pontuais no leste e norte de São Paulo, em todo o estado de Minas Gerais, sendo a região do Triângulo Mineiro e o oeste paulista, as regiões com menor chance de eventos intensos. No Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo, o alerta de chuva forte fica mais para o fim do período e o início da noite.

Os eventos de precipitação até meados da semana podem chegar aos 100 mm. Boa parte deste volume acontece, na Região Sudeste, na quarta-feira.

Na quarta-feira (10), sem muitas novidades para a Região Sul, apenas sem grandes chances para chuva ao longo do dia, somente chuva fraca e pontual no leste catarinense e do Paraná. O único destaque fica para o risco de tempestade por volta do fim do dia no extremo oeste paranaense.

Já no Sudeste, o potencial de chuvas aumenta no período da tarde e a partir do fim do dia, com alerta de chuvas intensas em Minas Gerais e no Espírito Santo. No norte de São Paulo, há potencial para pancadas isoladas e no leste paulista e no Rio de Janeiro, o tempo fica nublado, com chuva fraca ao longo do dia.

Massa de ar frio reduz as temperaturas em parte do Sul e do Sudeste

Neste domingo (07), uma massa de ar frio passou a influenciar as condições do tempo na Região Sul, proporcionando tempo nublado e temperaturas mais amenas na porção leste dos estados. Este mesmo sistema avança para o oceano e recebe reforço ao longo da semana, baixando ainda mais as temperaturas em toda a faixa leste que vai desde o Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro.

Este evento mais duradouro não é observado comumente em novembro e será mais evidente a partir da próxima quarta-feira (10), proporcionando dias mais amenos e noites geladas para as capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.