Alerta de tempestades severas no centro-sul do país nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira alerta para mais ocorrências de tempo severo que trazem grande potencial para transtornos nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Confira a previsão e os alertas.

alerta tempo severo
Alerta de tempestades severas já nesta sexta-feira nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Os acumulados podem superara os 100 mm em 24 horas.

Após dias com ocorrência de tempestades e de chuvas volumosas no centro-sul do país, o cenário instável e com potencial tempestuoso se mantém nesta sexta-feira (15). A previsão é de que este seja um dos eventos mais intensos desta primavera, com alerta de tempestades em boa parte da Região Sul, do estado do Mato Grosso do Sul, de Minas Gerais e de São Paulo, com eventos pontuais com potencial para transtornos também em Goiás, no Mato Grosso e no Rio de Janeiro.

A seguir, confira os detalhes da previsão e os alertas de tempo severo.

Previsão e alertas para a sexta-feira

Uma baixa pressão entre o Paraguai e a Argentina, favorece a formação de instabilidades já nesta madrugada, que levam potencial de chuvas intensas acompanhadas de fortes rajadas de vento e descargas elétricas no oeste e noroeste do Rio Grande do Sul, no extremo oeste de Santa Catarina, no oeste do Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul.

Os acumulados em 12 horas podem passar dos 50 mm no oeste e noroeste do Rio Grande do Sul e no oeste dos estado de Santa Catarina e do Paraná.

No início da manhã, uma região de cavado (área de extensão da baixa pressão) passa a atuar mais na Região Sul e as tempestades passam a ocorrer também no norte gaúcho, no meio-oeste catarinense e no centro-oeste e sul paranaenses.

O deslocamento das chuvas intensas continua ao longo da manhã e, por volta de meados do período, atinge a região metropolitana de Porto Alegre e central do Rio Grande do Sul, bem como o interior dos demais estados do Sul, até o norte do Paraná. Entre o fim da manhã e o início da tarde, os núcleos tempestivos e as chuvas de moderada a forte intensidade já podem atuar nas áreas da faixa leste.

Ainda pela manhã, pancadas isoladas podem ocorrer no leste paulista, entre a região metropolitana de São Paulo e o litoral norte, se estendendo até o sul do Rio de Janeiro, e no centro-sul de Minas Gerais, incluindo a região de Belo Horizonte.

No período da tarde, as instabilidades se espalham por toda a Região Sul, com chuvas de moderada a forte intensidade ainda ocorrendo, principalmente no norte e nordeste do Rio Grande do Sul, no centro-leste e norte de Santa Catarina, norte e leste do Paraná.

Não se descarta a queda de granizo durante os eventos de precipitação nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

No Centro-Oeste, os eventos de precipitação intensos atingem todas as regiões do Mato Grosso do Sul e pancadas isoladas no Mato Grosso e em Goiás, com potencial de ocorrerem na forma de tempestades.

No Sudeste, há alerta de tempestades severas já no início da tarde no estado de São Paulo e, no decorrer do período, no Rio de Janeiro, centro-sul e oeste de Minas Gerais e no Triângulo Mineiro.

Em 24 horas os volumes podem superar os 100 mm entre o norte e noroeste do Paraná, o sul do Mato Grosso do Sul e o oeste de São Paulo.

Durante a noite os eventos de precipitação intensos continuam e ainda deixam alerta para transtornos no norte de São Paulo, no Triângulo Mineiro, na metade sul de Goiás, no norte e nordeste do Mato Grosso do Sul e no sul do Mato Grosso.