Fim de semana: chuvas volumosas, tempestades e nova massa de ar frio

Mais um evento de chuvas expressivas no centro-sul do país e uma nova incursão de massa de ar frio marcam o próximo fim de semana. Confira os destaques da previsão.

alerta tempestades
Chuvas volumosas e tempestade deixam alertas para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Após um breve período de tempo mais firme em parte do centro-sul do país, devido ao avanço de uma massa de ar frio e o deslocamento da umidade para o centro-norte do país, a formação de um novo sistema frontal leva potencial para chuvas volumosas e tempestades nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Além disso, há a incursão de uma nova massa de ar frio, muito semelhante ao último evento. Confira a seguir os destaques e alertas no fim de semana para o Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Destaque e alertas Região Sul

Na madrugada do sábado (23), a região de cavado, pertencente a uma baixa pressão entre a Argentina e o Uruguai, contribui para a formação de tempestades nos países vizinhos e para o aumento da nebulosidade no oeste da Região Sul, com possibilidade de pancadas isoladas e trovoadas no extremo oeste de Santa Catarina e no sudoeste e oeste do Paraná.

Pela manhã, instabilidades se desenvolvem e se espalham pelo oeste da Região, com alerta de tempestades no oeste e noroeste do Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina e do Paraná.

Alerta de tempestade para boa parte da Região Sul, com possibilidade de granizo. Os maiores acumulados se concentram no oeste da Região.

No período da tarde, a região de cavado avança mais pelos estados e, por volta de meados do período, chuvas de moderada a forte intensidade já ocorrem em boa parte do território gaúcho, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre, no meio-oeste catarinense, oeste, sudoeste e noroeste do Paraná. Há alerta de tempestades, com potencial para queda de granizo.

No restante do dia e no decorrer da noite, a região de cavado evolui para uma frente fria e, as chuvas intensas e as tempestades atuam na metade norte e leste do Rio Grande do Sul e em todas as regiões dos estados de Santa Catarina e do Paraná.

No domingo (24) pela manhã, a frente fria continua o seu avanço pela Região Sul e as chuvas ocorrem com fraca a moderada intensidade pela manhã desde o norte do Rio Grande do Sul até o estado do Paraná, onde neste último, chuvas intensas atingem a porção norte. No restante do território gaúcho, uma massa de ar frio atua, provocando frio, tempo firme e ensolarado.

No decorrer do dia, a massa de ar frio avança pela Região, derrubando as temperaturas e favorecendo o surgimento do sol em todo o Rio Grande do Sul e em boa parte parte do demais estados. Alerta de tempestade e chuvas volumosas no período da tarde no leste e norte do Paraná, com redução do período da noite.

Destaque e alertas Região Sudeste

Na Região Sudeste, a previsão do tempo no sábado (23) não aponta para eventos extremos. Em São Paulo o dia segue firme e ensolarado, bem como na região do Triângulo Mineiro. Já no restante do estado de Minas Gerais e no Espírito Santo, tempo nublado e ocorrência de chuva fraca e isolada. No Rio de Janeiro, há bastante nebulosidade, mas o sol consegue aparecer entre as nuvens.

Já no domingo (24), o tempo sobre uma drástica mudança. O avanço de uma frente fria já provoca chuvas intensas e tempestades no início da manhã em praticamente todo o estado de São Paulo no início da manhã. No decorrer do período, as chuvas volumosas deixam em alerta todas as regiões paulistas, o sul de Minas Gerais e o Triângulo Mineiro. Os maiores volumes são esperados para o centro-norte e leste de São Paulo.

Ao longo da tarde, as chuvas também ganham força e se espalham pela porção central de Minas Gerais e atingem o sul do estado do Rio de Janeiro. Os alertas de chuvas volumosas se mantêm.

A partir do fim do dia, passa a chover de forma isolada no norte mineiro. No entanto, no nordeste e leste de São Paulo, e no Rio de Janeiro, há alertas para eventos volumosos de precipitação, que diminuem no decorrer da próxima madrugada.

Destaque também para a redução mais efetiva das temperaturas a partir de meados da tarde devido ao avanço da massa de ar frio, que proporciona um fim do dia e uma noite com sensação de frio do sul paulista ao sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro, passando pelo território fluminense.

Destaque e alertas Região Centro-Oeste

Um sábado de tempo firme em boa parte do Centro-Oeste, com tempo mais nublado no norte do Mato Grosso, leste e norte de Goiás, onde, por volta de meados da tarde, há possibilidade de pancadas isoladas, sem potencial para tempestades.

Já no estado do Mato Grosso do Sul, instabilidades deixam alerta de tempestade para o sul do estado já pela manhã. O risco de chuvas intensas se mantém para o restante do dia e se estende para a porção central, norte e leste do estado, incluindo a região de Campo Grande.

No domingo (24), a frente fria, que avança pela Região Sul, chega ao Centro-Oeste e provoca chuvas intensas e tempestade já pela manhã em todo o Mato Grosso do Sul, oeste e metade sul do Mato Grosso, o que também deixa em alerta a região de Cuiabá.

No decorrer da tarde, as instabilidades se espalham para as demais áreas da Região e há previsão de pancadas isoladas que podem ocorrer na forma de tempestades em todo o Mato Grosso, estado de Goiás e nordeste do Mato Grosso do Sul.

O ar seco e frio da massa de ar frio passa a atuar no território mato-grossense-do-sul a partir da tarde.