Fim de semana de muita chuva e alertas de tempo severo no centro-sul

Fim de semana com chuvas volumosas e alertas de tempestades nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Os volumes previstos podem ajudar algumas áreas a já atingirem a média do mês e, outras, a superarem ainda mais o acumulado de precipitação.

alerta, chuvas volumosas, tempo severo
Alerta de chuvas volumosas em parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste neste fim de semana. Os acumulados em 48 horas podem superar os 100 mm.

Tempo instável continua no centro-sul e chuvas intensas trazem expectativa de volumes expressivos para parte das regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste neste fim de semana.

Em boa parte da Região Sul e pequenas áreas do Norte, Centro-Oeste e do Sudeste, as chuvas durante os primeiros 7 dias já foram o suficiente para superar a média de outubro, principalmente no estado do Paraná.

Nos próximos dias, os volumes previstos contribuem bastante para o distanciamento em relação a média de outubro do norte do Rio Grande do Sul até o sul do Mato Grosso do Sul, e para o atingimento em outra áreas do Centro-Oeste e nos estado de São Paulo, da metade-sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Tudo isso em apenas 10 dias!

Destaque e alertas para o fim de semana

No sábado (09), uma região de cavado, que se formou durante à tarde desta sexta-feira (08), se intensifica e pela manhã deixa o tempo chuvoso, com chuvas de moderada a forte intensidade no norte do Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina, sudoeste, oeste e noroeste do Paraná, e no sul do Mato Grosso do Sul. Nas demais regiões catarinenses e no leste paranaense, chove de forma isolada com fraca intensidade.

Há alertas de tempestades e chuvas intensas para Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás.

No decorrer da tarde, as chuvas diminuem no Rio Grande do Sul e no estado de Santa Catarina. Já no Paraná, as instabilidades se intensificam, deixando alerta de chuvas intensas e tempestades no meio-oeste, norte e noroeste, diminuição das chuvas no fim de do dia, que passam a ocorrer no norte pioneiro e no leste do estado.

No Mato Grosso do Sul, as chuvas se espalham e ocorrem na forma de pancadas, com alerta de tempestades pontuais. No estado de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro, também há alertas de tempestades a partir do meio da tarde, condição esta que se estende para a noite.

No domingo (10), uma região de cavado, que é a extensão de uma baixa pressão entre o Paraguai e o Mato Grosso do Sul, mantém o tempo instável em parte do centro-sul.

Pela manhã, alerta de chuvas intensas e tempestades na metade sul do Mato Grosso do Sul, no oeste, noroeste e norte do Paraná, no centro-oeste e norte de São Paulo. Nas demais regiões paulista, no Rio de Janeiro, no sul de Minas Gerais e no Triângulo Mineiro, há previsão de pancadas, que podem ocorrer com forte intensidade.

Os acumulados no período de 48 horas, podem superar os 100 mm nos estados do Paraná, do Mato Grosso do Sul e de São Paulo.

A partir de meados da tarde, as chuvas ganham intensidade e aumentam o potencial para transtornos em todas as regiões dos estados do Paraná, do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, no Rio de Janeiro, no centro-Sul de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro e no sul de Goiás. Na metade oeste do Mato Grosso e nas demais regiões goianas, há alerta de tempestade localizadas.

Essa condição se mantém até o período da noite, quando volta a chover no noroeste e oeste do Rio Grande do Sul.