Possível ciclone na costa do Sudeste deixa alertas de muita chuva

Nos próximos dias há a possibilidade da formação de um ciclone, próximo à costa do Sudeste, que deixa alertas de fortes rajadas de vento, agitação marítima e contribui para a ocorrência de chuvas volumosas no centro-norte do país.

ciclone subtropica
A partir desta terça-feira (02), um ciclone influencia as condições de tempo no centro=leste do país. Muitas chuvas está prevista para parte do Sudeste e do Nordeste.

A atuação de um cavado vem proporcionando chuvas de moderada a forte intensidade neste início de novembro no sudeste de Minas Gerais, no litoral norte de São Paulo e, principalmente no Rio de Janeiro, onde, no período de 12 horas já se acumularam mais de 50 mm.

Não deixe de ver...                                                                                     Mas afinal, o que são ciclones subtropicais?

Esse mesmo sistema, deve evoluir para uma área de baixa pressão ou até mesmo para um ciclone, que pode ter características subtropicais, algo atípico para esta época do ano. No entanto, o modelo GFS prevê um sistema extratropical, com núcleo de assimétrico e frio. De qualquer forma, há potencial para ventos moderados, agitação marítima e muita chuva.

Alerta de chuvas volumosas e tempestades

A expectativa é de que o ciclone se forme na próxima madrugada, mantendo as chuvas de moderada a forte intensidade no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e na metade norte de Minas Gerais.

Na manhã da terça-feira (02), as chuvas diminuem no território fluminense, mas se mantêm intensas no Espírito Santo levando potencial para transtornos devido a persistência da precipitação, como por exemplo alagamentos, inundações e até mesmo deslizamentos.

Já no estado de São Paulo, o alerta fica para a região da capital paulista e litorânea, que vai de Itanhaém até a porção norte, onde as chuvas ocorrem com fraca a moderada intensidade, com potencial para alagamentos.

No restante do dia, volta a chover com força no Rio de Janeiro e as chuvas se mantêm de fraca a moderada intensidade na faixa leste paulista. Já no território capixaba, leste e norte de Minas Gerais, os alertas para precipitação intensa continuam.

Na quarta-feira (03), o sistema encontra-se mais afastado e eventos intensos de precipitação na Região Sudeste já não deixam alertas. No entanto, há previsão de tempo nublado e com chuva fraca em todo do litoral sul de São Paulo até o Espírito Santo.

Ventos costeiros moderados e agitação marítima

Por se tratar de um sistema ciclônico não tão profundo, ou seja, não muito intenso e que se afasta logo para o oceano, o potencial para transtornos por ventos intensos ou por forte agitação marítima é muito baixo para este próximo evento.

No entanto, vale informar que a velocidade dos ventos podem passar dos 60 km/h na manhã da terça-feira (02) no Espírito Santo e chegar aos 70 km/h no início da tarde entre o litoral norte de São Paulo e o Rio de Janeiro.

Já na quarta-feira (03), o sistema início seu afastamento no fim da manhã, mas, no início do período as rajadas de vento podem chegar aos 75 km/h entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo.

agitação marítima
A projeção pé de ondas de no máximo 2 metros entre o litoral norte de São Paulo e o Espírito Santo.

Em relação à agitação marítima, segundo o modelo ECMWF, as ondas no máximo atingem 2 metros de altura na costa entre o litoral norte paulista e o território capixaba, não havendo risco para grandes impactos.