Alerta para segunda-feira: volume de um mês em 24 horas em MG e no ES

Nesta segunda-feira (11), chuvas muito intensas levam potencial para transtornos em todos os estados do Sudeste, com volume esperado para o mês de outubro, ocorrendo em 24 horas.

alerta chuva
Nesta segunda-feira (11), elevado volume chuva deixa em alerta o estado do ES e boa parte de MG. SP e RJ também tem previsão de chuva.

O outubro de 2021 já pode representar o início do período úmido, com eventos de chuva frequentes no centro-sul do país, que superaram o esperado para o mês na primeira semana, com destaque para o estado do Paraná, onde os volumes já estão de 100 mm a 200 mm acima da climatologia.

Para esta segunda semana não será diferente, as chuvas continuam no centro-sul do país, com maiores volumes ocorrendo no Centro-Oeste e no Sudeste.

A precipitação somente nesta segunda-feira (11) pode corresponder e até mesmo ser maior que o esperado para o mês de outubro em Minas Gerais e no Espírito Santo.

No entanto, o foco deste artigo é chamar a atenção para o evento de chuva que inicia na próxima madrugada e deixa em alerta para elevado volume o norte de São Paulo e os estados de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

Alerta de chuva que podem superar os 100 mm em 24h

Na próxima madrugada, a precipitação, que já vem ocorrendo em Minas Gerais e com fraca intensidade em várias áreas do Sudeste, ganha intensidade e se espalha, passando a ocorrer com moderada a forte intensidade no norte de São Paulo, no Triângulo Mineiro, porção central, leste e sul de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.

ECMWF
Chuvas de moderada a forte intensidade estão prevista para boa parte do Sudeste, com maior volumes pela manhã nos estado de MG e do ES.

Na manhã da segunda-feira (11), as chuvas persistem com fraca a moderada intensidade no leste paulista até o sul mineiro e o território fluminense. Já no norte de São Paulo, no Triângulo Mineiro e na porção central e norte de Minas Gerais, a precipitação se mantém com maior intensidade, com potencial para transtornos como alagamentos.

No entanto, é no leste do território mineiro e no estado do Espírito Santo, que a taxa de precipitação é bastante expressiva levando potencial de alagamentos e inundações. Os acumulados podem atingir os 50 mm em 6 horas.

No restante do dia o tempo instável continua e núcleos de chuva forte atingem o norte e leste de São Paulo. No Rio de Janeiro, a precipitação foi de fraca a moderada intensidade contínua.

ECMWF
A partir da tarde, o tempo instável se mantém juntamente com o alerta de volumes elevados. Maior risco de transtornos para MG e ES.

Já em Minas Gerais e no Espírito Santo, as chuvas continuam com intensidade e há potencial para alagamentos, inundações e até deslizamentos de terra. Essa condição se mantém durante a noite no território capixaba e no norte mineiro. Os acumulados do dia podem superar os 100 mm, atingindo o volume esperado para o mês de outubro em apenas 24 horas.