Os 10 vídeos mais chocantes de desastres naturais do ano

Tornados, fortes tempestades de granizo e tsunamis! O ano de 2018 trouxe desastres naturais em todo o mundo. Aqui apresentamos o top 10 publicados na Meteored.

youtube video id=p54GY6Thg8Y

O ano de 2018 trouxe muitas catástrofes naturais que deixaram milhares de vítimas em todo o mundo. Muitos climatologistas asseguram que o aquecimento global está por trás do aumento da frequência dos fenômenos meteorológicos extremos, ainda que muitos dos desastres são ocasionados por erros humanos, como a falta de planejamento urbano. Também é importante dizer que os tornados, granizos ou ventos fortes proporcionam maior impacto de mídia do que antes, quase todos nós possuímos uma câmera e acesso à internet no celular que permite visibilidade do evento quase em tempo real.

Muitos fenômenos não entraram no nosso top 10, mas merecem serem citados aqui. Como no caso dos incêndios na Califórnia em Novembro, que foram responsáveis por mortes, desaparecimentos e muita destruição. E para piorar, no início de Dezembro a mesma região foi atingida por fortes chuvas, que provocaram fortes enxurradas com lama.

Tempestades tropicais também foram destaque neste ano. Adrián atingiu a Europa no fim de Outubro, provocando uma inundação histórica em Veneza, nevasca na França e fatalidades em várias regiões da Itália. Nos EUA, o furacão Michael devastou a Flórida com ventos de até 250km/h e intensidade próxima a um furacão de Categoria 5. Já no Japão, o destaque ficou para o tufão Jebi, o mais forte dos últimos 25 anos, com ventos de mais de 200km/h.

Nem todos os desastres vêm do céu

A terra também trouxe graves perdas humanas e econômicas. Na ilha grega de Zakynthos, em meados de Setembro, protagonizou um dos eventos mais virais. O desprendimento de rochas deixou feridos e provocou um pequeno tsunami, assustando as pessoas que estavam no local.

Nesse mesmo mês a ilha de Celebes, na Indonésia, viveu um enorme tsunami após um terremoto de 7.5. A onda tirou a vida de mais de 2000 pessoas e os últimos balanços ainda falam de 5000 desaparecidos. E falando de tsunami, não podemos deixar de lado da recente onda que provocou, também na Indonésia, pelo menos 430 mortes. Já este evento foi provocado pelo deslizamento de terra do vulcão Anak Krakato.

Maio será lembrado pelas imagens espetaculares da erupção do vulcão Kilauea, no Havaí. O solo da maior ilha do arquipélago rachou e começou a expelir lava fluida, que percorreu a paisagem a passos lentos e destruitivos. Um estado de emergência foi declarado e milhares de pessoas tiveram que ser evacuadas.