A violenta chegada do tufão Jebi no Japão

O tufão mais forte dos últimos 25 anos provocou ventos de mais de 200km/h, a evacuação de 600 mil pessoas e o cancelamento de centenas de voos no Japão.

youtube video id=xv77qRjmjk4

O poderoso tufão Jebi chegou ao Japão provocando chuvas torrenciais e rajadas de vento em torno dos 200 km/h. A enorme espiral de cumulonimbus foi descrito pelos meteorologistas japoneses como a tempestade mais violenta que atingiu o país nos últimos 25 anos. Na última sexta-feira (31) o sistema passou para categoria 5, com rajadas de até 280 km/h sobre o Oceano Pacífico

Segundo a imprensa local, o tufão forçou a evacuação de mais de 600 mil pessoas e a morte de duas pessoas. Além disso, houve o cancelamento de 700 voos e o aeroporto de Kansai, um dos maiores do Japão, foi completamente inundado devido ao aumento do nível do mar e das ondas. A tempestade também derrubou caminhões e vans, contribuindo para um cenário caótico nas estradas das ilhas de Shikoku e Honshu.

A previsão para as próximas horas é de enfraquecimento do tufão. Os últimos relatórios já projetam uma redução para categoria 1, com ventos em torno de 120 km/h, mas mesmo assim, as autoridades mantém a população em alerta. A Agência Meteorológica Japonesa (JMA) alerta para acumulados de até 80mm em uma hora.