Alerta Região Norte: chuvas volumosas provocam tragédia em Manaus

Agora é a vez da região Norte sofrer as consequências das chuvas! Na cidade de Manaus um deslizamento de terra provocado pelas chuvas intensas causou uma tragédia neste domingo (12), deixando 8 mortos. As previsões indicam que vem mais chuva para a região!

chuvas Manaus
Chuvas fortes causaram um deslizamento de terra na zona leste de Manaus no último domingo, provocando a morte de 8 pessoas. Foto: Leandro Guedes/Rede Amazônica.

Infelizmente, o período chuvoso no Brasil continua provocando vítimas. Após as tragédias ocorridas no litoral de São Paulo, agora é a vez da região Norte sofrer as consequências das chuvas volumosas. Foi o caso da capital do Amazonas, Manaus, onde chuvas muito volumosas em um curto período de tempo deixaram estragos e provocaram uma grande tragédia na tarde do último domingo (12).

Fortes instabilidades varreram a região Norte do Brasil durante o domingo (12), chegando com forte intensidade na cidade de Manaus. Na zona leste da cidade, foi registrado um acumulado de 96 mm de chuva, volume muito acima do normal esperado. Devido a esse grande volume de chuva em um curto período de tempo, um barranco cedeu na rua Pingo D'Água, no bairro de Jorge Teixeira, na madrugada de segunda (13), atingindo 11 casas.

Oito pessoas faleceram em decorrência do deslizamento, sendo 4 crianças e 4 adultos. Três pessoas foram resgatadas com vida e pelo menos 74 pessoas tiveram que sair de suas residências que ficaram soterradas. Outras famílias da região também terão que deixar suas casas devido ao alto risco de novos deslizamentos.

Além do deslizamento na zona leste, diversos pontos da cidade registraram alagamentos, transbordamentos de córregos e enxurradas, que deixaram os moradores apreensivos, principalmente na zona norte. De acordo com a Defesa Civil, mais de 120 ocorrências foram registradas por toda a cidade. A prefeitura de Manaus chegou a declarar estado de calamidade pública devido às consequências das chuvas.

Até esta segunda-feira (13) já foram acumulados 206,8 mm de chuva em março na cidade de Manaus, de acordo com os dados da estação do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), acumulado que representa 64% do esperado para todo o mês.

Chuvas volumosas continuarão ocorrendo na Região Norte

De acordo com o boletim informativo divulgado nesta segunda pelo INMET, ainda há risco de chuvas volumosas de 50 a 100 mm com ventos intensos de 60 a 100 km/h para esta terça-feira (14) na região de Manaus e outras partes do sul do Amazonas. Além disso, as chuvas volumosas poderão continuar até o dia 20 de março, principalmente devido a intensa atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que tem provocado muita convecção sobre o Norte e Nordeste do país.

Os meses de outono meteorológico são caracterizados por muita chuva em grande parte da região Norte. Essas chuvas podem ser exacerbadas com a atuação da Oscilação de Madden-Julian.

Mas não é só a região de Manaus a ser afetada pelas chuvas! Grande parte da porção leste e sul da região Norte do Brasil poderá registrar volumes muito expressivos de chuva nos próximos dias, especialmente no estado do Pará, Tocantins e sul do Amazonas. Para essas regiões são previstos acumulados de até 200 mm até o próximo domingo (19).

Grandes acumulados de chuva da ordem de 200 mm são previstos principlamente para o leste da região Norte até domingo (19).

A ZCIT continuará sendo a principal responsável por essas chuvas, recebendo uma forte contribuição da Oscilação de Madden Julian, que está bem ativa em sua fase 8 e permanecerá assim por mais alguns dias, passando para sua fase 1 ainda nesta semana. Ambas as fases contribuem com o aumento da precipitação no leste da região Norte.

Lembrando também que os meses de março a maio, que caracterizam o outono meteorológico no Brasil, são meses climatologicamente muito chuvosos para grande parte da região Norte, principalmente na porção leste, pegando o estado do Amapá, Pará e parte do Amazonas. Devido principalmente a atuação da ZCIT em sua posição mais ao sul de seu ciclo anual e também a ocorrência de grandes Linhas de Instabilidades que percorrem a região causando eventos de precipitação extrema.