Semana começa com elevado potencial de tempestade pelo Brasil

A próxima semana inicia com a clássica combinação do período úmido: calor e umidade. Assim, com temperaturas elevadas em praticamente todo o Brasil e com uma atmosfera instável, o potencial de tempestades se mantém elevado em todas as regiões.

alerta de tempo severo
Calor e umidade continuam pelo Brasil e contribuem para o elevado potencial de chuvas intensas e tempestades em todas as regiões.

Como havíamos analisado, o período úmido ainda continuaria firme nesta primeira quinzena de março com característica de verão, o calor e a umidade combinados proporcionando chuvas intensas e tempestades pelo Brasil.

No Norte e Nordeste, os acumulados podem passar dos 100 mm até a terça-feira. No restante do Brasil, entre o Sul, Sudeste e Centro-Oeste, os volumes podem chegar aos 80 mm.

A exceção para os alertas de chuvas intensas e tempestades fica para boa parte do Rio Grande do Sul, onde há o destaque para uma onda de calor, e para o norte do Sudeste, interior da Bahia e porção central do Nordeste.

Segunda-feira: alertas e destaques

Na segunda-feira (13) de manhã, já há a formação de muita nebulosidade pelo Brasil, com tempo mais encoberto no norte e leste da Região Sul, em praticamente todo o Centro-Oeste, no estado de São Paulo, na Região Norte, na porção norte e leste da região Nordeste, em virtude da atuação da ZCIT e dos ventos de leste.

Chuvas de moderada a forte intensidade já ocorrem na primeira parte do dia, na Região Norte, na porção norte do Nordeste entre Fortaleza e o São Luís até o interior do Piauí e região do Juazeiro do Norte, no Centro-Oeste, entre o Mato Grosso e Goiás e em boa parte do Mato Grosso do Sul, com exceção do sul e oeste do estado.

previsão do tempo ecmwf
Mapa de previsão para o período da manhã de segunda-feira.

Nas regiões Sul e Sudeste, há previsão de chuva fraca e mais pontualmente no norte de Santa Catarina, no Paraná, no leste e sul de São Paulo.

A partir da tarde, com o aumento das temperaturas, que contribuem para a sensação de calor e abafamento, as instabilidades começam a se desenvolver mais e a se espalhar levando potencial de chuvas intensas e de tempestades.

As regiões em alerta são: norte e oeste de Santa Catarina, Paraná, centro-leste e norte de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro, metade oeste e sul de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará.

previsão do tempo
Mapa de previsão para o período da tarde de segunda-feira.

No período da noite, as chuvas perdem intensidade em boa parte do Brasil, mas ainda há regiões onde podem ocorrer com moderada a forte intensidade, como no norte do Paraná, no centro-norte de São Paulo, no Triângulo Mineiro, no leste do Mato Grosso do Sul, na porção central e norte do Mato Grosso, no sul do Amazonas, entre o Pará e o Maranhão e no Piauí.

Terça-feira: alertas e destaques

O padrão não muda muito em relação ao dia anterior. Muita nebulosidade pela manhã pelo Brasil desde o estado de Santa Catarina até o litoral norte do país, passando pelo estado de São Paulo, porção central de Minas Gerais e o Centro-Oeste.

No entanto, o destaque fica para a ocorrência de chuva de até forte intensidade no norte e oeste do Paraná, no oeste de São Paulo, no sul, norte e oeste do Mato Grosso do Sul, no norte de Goiás, no Tocantins, no Pará e na faixa norte da Região Nordeste.

chuvas intensa previsão
Mapa de previsão para o período da manhã de terça-feira.

A partir da tarde, o mesmo processo de desenvolvimento e fortalecimento das instabilidades acontece, mas na terça-feira (14), há mais regiões com alertas de chuvas intensas e tempestades.

Alertas para a porção central, oeste e noroeste do Rio Grande do Sul, norte e oeste de Santa Catarina, todo o Paraná, estado de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro, todo o Centro-Oeste, metade leste do Amazonas, Pará, toda a faixa norte do Nordeste e interior nordestino, que abrange os estados do Maranhão Piauí, Ceará, norte e oeste da Bahia até as regiões de Petrolina e Juazeiro do Norte.

previsão do tempo alerta tempestades
Mapa de previsão para o período da tarde de segunda-feira.

No período da noite, as chuvas intensas continuam no Nordeste, no norte do Tocantins e no leste e norte do Pará. Há potencial de chuva forte e mais pontual no centro-norte do Mato Grosso e entre o sul de Goiás, o nordeste do Mato Grosso do Sul, o norte e oeste de São Paulo e o Triângulo Mineiro. Chuvas de moderada a fraca intensidade ainda podem ocorrer no oeste do Paraná e entre a porção central e norte do Rio Grande do Sul.