Onda de calor atípica deixa em alerta a Região Sul

Período prolongado deixa em alerta parte da Região Sul. O calor que já vem ocorrendo nos últimos dias irá se manter até pelo menos a próxima semana. As temperaturas podem retornar aos 40°C.

onda de calor argentina uruguai e rio grande do sul
Onda de calor traz padrão de temperaturas incomum para essa época do ano na Argentina, Uruguai e parte da Região Sul.

A onda de calor que vem atingindo a Argentina e o Uruguai nos últimos dias, se expande para o Sul do Brasil na próxima semana. A sensação de calor, que já predomina sobre boa parte do Brasil, ganha intensidade em parte da Região Sul, principalmente sobre o estado do Rio Grande do Sul.

No início deste mês de março novos recordes de temperaturas máximas foram registrados na Argentina. A cidade de Buenos Aires foi uma das regiões mais quentes do país, com 38°C sendo registrados no dia 02. A maior temperatura deste 1906, ou seja, desde o início das medições! Nos dias seguintes, as temperaturas foram reduzindo, mas o calor ainda persistiu com máximas variando de 33°C a 36°C.

Já na Região Sul, as temperaturas máximas se mantiveram em torno dos 30°C, com maiores valores sendo registrados na última semana na metade oeste do Rio Grande do Sul, no sul e norte de Santa Catarina, no litoral, oeste e norte do Paraná, que variaram de 31°C até 37°C, segundo as estações do INMET.

Nos próximos 10 dias, pelo menos, as temperaturas vão se manter elevadas com alertas oficiais do INMET para até o início da semana. Estão previstos dois picos de calor: um neste fim de semana até o início da próxima semana, e o outro por volta do próximo fim de semana. As temperaturas podem chegar próximo dos 40°C.

Última atualização das anomalias de temperatura do modelo ECMWF

A última atualização do modelo de confiança da Meteored, o ECMWF, para até 45 dias traz anomalias positivas no oeste e sudoeste do Paraná e nos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul, sendo mais intensas no território gaúcho. Além disso, todo o Uruguai, nordeste e leste da Argentina também vão continuar enfrentando temperaturas elevadas.

No período de 13 a 20 de março se mostra o mais intenso, uma vez que engloba os dois picos mais intensos, quando mais recordes poderão ser registrados na Argentina. Já para os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o calor não será recorde para o período verão, mas para o mês de março, quando a média das máximas não passa dos 33°C, o registro de patamares entre 35°C e 38°C traz um comportamento atípico para o início do outono climatológico.

Na última semana de março e no fim do verão astronômico, as temperaturas tendem a se manter elevadas se espalhando mais pela Região Sul e chegando a atingir o oeste e sudoeste do Paraná, com temperaturas mais elevadas no território gaúcho.

A transição de março para abril, mesmo com a diminuição das temperaturas, a sensação de calor ainda se fará presente, com menor intensidade, mas agora na maior parte da Região Sul e até mesmo se estendeu para o leste do estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e o Rio de Janeiro.