ZCIT traz muita chuva e deixa em alerta o norte e interior do Nordeste

O início da semana será de chuva volumosa e persistente no norte do Nordeste. Os acumulados podem chegar próximos dos 100 mm em 48 horas nos estados do Maranhão, Piauí e no Ceará.

chuvas no nordeste alerta chuvas volumosas
ZCIT continua firme e forte e provocando muita chuvas no Nordeste. Até o fim da semana, os acumulados podem chegar aos 300 mm. Foto: Fabiane de Paula/SVM

Climatologicamente a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) passa a atuar durante o outono meteorológico mais próxima do Brasil aumentando as chuvas sobre a faixa leste da Região Nordeste e sobre o norte do Pará e estado do Amapá.

Essa condição é favorecida ou potencializada pelo aquecimento das águas do Atlântico, que passam a fornecer mais energia e umidade para a formação e desenvolvimento das nuvens de chuva. No caso de resfriamento, a ZCIT passa a atuar mais afastada do continente proporcionando um período prolongado de seca no litoral norte brasileiro.

Além disso, nos próximos dias, a oscilação de Madden-Julian (MJO) favorece as chuvas sobre o centro-norte do país, o que inclui o interior do Nordeste, com instabilidades provocando chuvas intensas e tempestades até o sul do Maranhão, do Piauí e do Ceará.

Alerta de chuvas intensas, tempestade e elevado acumulado no Nordeste

Já na manhã desta segunda-feira (13), chuvas de moderada a forte intensidade ocorrem no norte do Ceará e do Maranhão, com maior potencial para a região de Fortaleza e de São Luis. Além disso, núcleos mais isolados, mas de chuva moderada ocorrem no sul do Piauí e no território maranhense próximo do Pará.

A partir do fim da manhã, as instabilidades começam a se desenvolver mais e a se espalhar levando potencial para chuvas intensas e tempestades. Alerta para todo o estado do Maranhão, do Piauí e do Ceará, com pancadas isoladas podendo ocorrer no norte do Rio Grande do Norte. Essa condição se mantém no decorrer da noite para o norte maranhense, do Piauí e do Ceará até a região de Paracuru.

Na terça-feira (14), o tempo instável se mantém pela manhã e agora com vários pontos com previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade na faixa norte nordestina. no Maranhão e no Ceará há possibilidade de chuvas de moderada a forte intensidade. No Rio Grande do Norte no Piauí, as chuvas podem ocorrer com fraca intensidade. No interior do Ceará, do Piauí e do Maranhão, há a possibilidade de chuvas isoladas que podem ocorrer com forte intensidade.

A partir do fim da manhã e principalmente ao longo da tarde, há alerta de chuvas intensas e de tempestades para toda a faixa norte do Nordeste e região do sertão até o norte da Bahia e estado do Sergipe. As chuvas mais abrangentes ocorrem no Maranhão, Piauí e no norte do Ceará, com padrão mais isolado nas demais áreas. No período da noite o risco de chuvas intensas continua em todas as regiões citadas anteriormente.

O potencial de chuvas volumosas continua ao longo de toda a semana

A tendência aponta para a continuidade do padrão chuvoso na porção norte e interior do Nordeste. Os mesmos fatores estão envolvidos aqui: águas mais aquecidas do Atlântico e uma MJO intensa nas fase 1, que potencializa a precipitação no centro-norte do Brasil.

chuvas nordeste
Acumulado de precipitação até a sexta-feira, 17 de março, traz potencial de volumes máximos entre 250 e 300 mm.

Os acumulados até o fim de semana podem passar facilmente dos 200 mm, podendo chegar aos 300 mm em algumas localidades. Em virtude deste cenário, há elevado potencial para a ocorrência de alagamentos e inundações todos os dias desta semana.