São Paulo: dezenas de mortes, centenas sem moradia e alerta de mais chuva!

Quase 700 mm em poucas horas produziram um cenário calamitoso no litoral de São Paulo, nas cidades de Bertioga, Ubatuba e, principalmente, em São Sebastião, onde ocorreu o maior número de vítimas fatais. Além disso, ainda há previsão de chuva para os próximos dias!

litoral de São Paulo
Chuvas de quase 700 mm provoca dezenas de mortes e centenas de desabrigados no litoral de São Paulo.

Ontem,19 de fevereiro, a Meteored Brasil noticiou sobre as chuvas torrenciais e a situação calamitosa no litoral de São Paulo, nas cidades de Bertioga, Ubatuba e, principalmente, em São Sebastião. A previsão de elevado volume e de chuvas intensas, que havia sido feita pela nossa equipe de meteorologista, infelizmente se confirmou. Com um volume de 700 mm (mais que o dobro do esperado em fevereiro) em pouco menos de 24 horas é de se esperar consequências drásticas.

Vias alagadas e inundadas, com fortes enxurradas e pistas com asfalto danificado e, principalmente e o mais grave, os deslizamentos que são os principais ocasionadores das mortes. Até o momento, o governo de São Paulo informou 970 desalojados, 747 desabrigados e 36 óbitos, sendo 35 em São Sebastião e 1 em Ubatuba.

youtube video id=b-zB8dQ0UqU

As atividades de segurança e resgate começaram no domingo (19), priorizando as ações de resgate, salvamento e identificação de vítimas e contam com 500 agentes das Forças Armadas, da Polícia Federal, da Prefeitura Municipal de São Sebastião e voluntários.

Previsão traz alerta de mais chuva para os próximos 15 dias

Nesta segunda-feira (20) e terça-feira (21), as chuvas reduzem muito e dão até uma trégua na região do litoral de São Paulo, em virtude do processo de formação e da atuação de uma baixa pressão próximo a costa da Região Sul, deslocando as chuvas mais para o sul do leste paulista.

Para os próximos 10 dias, o volume de chuva pode exceder os 200 mm no leste de São Paulo. Além disso, o início de março pode ser chuvoso e com potencial de transtornos para parte de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

Já na quarta-feira (22), com o deslocamento da baixa pressão para o oceano, a umidade voltou a se concentrar no centro-leste do Brasil, aumentando o potencial de chuvas na porção leste da Região Sudeste. Há alerta de chuvas intensas a partir da tarde até o início da noite em toda a faixa leste de São Paulo e no sul do Rio de Janeiro. As regiões já debilitadas pelo evento anterior, correm o risco de mais transtornos com deslizamentos de terra.

alerta de chuvas intensas
Acumulado de chuva em 10 dias, até o início de março, segundo o modelo ECMWF.

Até o fim do mês, as chuvas no leste de São Paulo até o sul do Rio de Janeiro, ocorrem predominantemente no período da tarde até o início da noite, variando de intensidade, mas podendo ocorrer com até forte intensidade, mantendo o potencial de mais deslizamentos de terra.

Até o momento, as condições durante a primeira quinzena de março trazem uma manutenção das chuvas sobre o Sudeste, atingindo boa parte da Região, mas com volumes mais elevados sobre o leste de São Paulo, o estado do Rio de Janeiro e a região da Zona da Mata em Minas Gerais.

chuvas em março
Previsão de anomalia de precipitação para o mês de março, segundo o modelo ECMWF.

Essa condição é reforçada pelo favorecimento das oscilações Antártica e de Madden-Julian, sendo a primeira atuando na maior parte do tempo como positiva e, a segunda, de forma neutra ou nas fases 7 e 8, reforçando o potencial de precipitação sobre a Região Sudeste.