O gelo marinho do Ártico - um indicador chave da mudança climática - atingiu sua extensão mínima anual após a estação de degelo do verão. Foi a segunda menor extensão apenas depois do recorde de baixa observada em 2012.
O gelo marinho do Ártico - um indicador chave da mudança climática - atingiu sua extensão mínima anual após a estação de degelo do verão. Foi a segunda menor extensão apenas depois do recorde de baixa observada em 2012.
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) confirmou que -69,6°C registrado em 22 de dezembro de 1991 em uma estação meteorológica automática na Groenlândia é a temperatura mais baixa já observada no Hemisfério Norte.
O verão do hemisfério norte terminou da maneira que começou, com um calor escaldante. As temperaturas do verão no hemisfério norte do planeta foram as mais quentes já registradas, de acordo com o último resumo mensal dos Centros Nacionais de Informação Ambiental da NOAA.
Os mais de 90 tremores que ocorreram em Yellowstone podem se tornar o "enxame sísmico" mais bem registrado dentro do Parque Nacional. Uma coincidência que estimula a ciência.
Após esgotar a lista de nomes da atual temporada, um novo sistema tropical é nomeado no Golfo do México, a Tempestade Tropical Beta. Apesar de não chegar à categoria de furacão, Beta traz grande potencial destrutivo para o Texas e Louisiana.
A companhia aérea Qantas lançou uma nova iniciativa para sobrevoar os pontos turísticos mais importantes do país em um vôo de 7 horas. As passagens se esgotaram em apenas 10 minutos.
Lama e escombros cobriram as ruas de cidades gregas e francesas após chuvas torrenciais causadas pelo Ciclone Mediterrâneo Lanos e pela atuação de uma baixa pressão intensa sobre o continente, respectivamente. As imagens são de tirar o fôlego.
O Ártico é a principal região da Terra que está experimentando os efeitos do aquecimento global. Nos últimos verões foram registradas temperaturas recordes e, agora, a importante plataforma de gelo 79N localizada na Groenlândia já está colapsando.
A tempestade subtropical Alpha atingiu Portugal após se tornar o primeiro sistema de tempestades, desde 2005, a ser denominado por uma letra do alfabeto grego. O que torna esta tempestade significativa é o seu nome.
No mediterrâneo, ciclones tropicais são chamados de medicanes, abreviatura de “Mediterranean hurricane”. Apesar do apelido, ao longo da história os ciclones tropicais no mediterrâneo não ocorrem com alta frequência, mas têm se tornado cada vez mais comuns nos últimos anos.
Quando os vulcões entram em erupção, enormes quantidades de cinzas e poeira são lançadas na atmosfera. Estas plumas podem escurecer o céu, interromper o tráfego aéreo, atingir altitudes de 40 km e tudo isso se soma ao seu impacto direto no clima do planeta Terra.
Com ventos de 170 km/h e cerca de 450 mm de chuva acumulada, o Furacão Sally causou inundações, formou uma grande maré de tempestade e derrubou árvores, bloqueando estradas e dificultando as operações de resgate.