Enxurradas e deslizamentos no Japão provocam ao menos duas mortes

Chuvas torrenciais provocaram o cenário aterrador no Japão. Deslizamento de terra varre casas na cidade de Atami, na prefeitura de Shizuoka. As imagens são impressionantes.

Neste sábado, ao menos duas pessoas morreram e outras 20 estão desaparecidas após chuvas torrenciais atingirem a cidade de Atami, no centro do Japão, na província Shizuoka, causando deslizamentos de terra, de acordo com a emissora NHK.

“Por causa da chuva forte, o solo se soltou e o deslizamento de terra aconteceu ... ganhou velocidade, varrendo casas juntamente com as pessoas”, disse o governador Heita Kawakatsu aos repórteres. As fortes imagens remetem ao tsunami de 2011.

Imagens viralizadas nas redes sociais mostram o exato momento em que a enxurrada de água e terra destrói várias casas ao longo de seu caminho enquanto que vários espectadores assustados correm para salvar suas vidas.

O relatório afirma que a polícia e os bombeiros estão procurando os desaparecidos. As autoridades de Shizuoka pediram ajuda ao governo nacional para ajudar na situação de emergência.

A Agência de Meteorologia Nacional afirma que a precipitação intensa foi resultado de um sistema frontal estacionário. As províncias de Shizuoka e Kanagawa são as mais castigadas pelas chuvas volumosas e frequentes. Os acumulados bateram recorde histórico, com volumes de 700 a mais de 800 mm no período de 72h.

Os meteorologistas estão alertando sobre a continuidade das chuvas e para a possibilidade de mais deslizamentos de terra, transbordamento de rios e inundações em áreas baixas. Além disso, ordens de evacuação foram emitidas para as pessoas em partes das províncias de Kanagawa, Chiba e Shizuoka.