Grande amplitude térmica volta a ser destaque após frio intenso

A intensa onda de frio que avançou pelo Brasil nos últimos dias foi capaz de provocar neve na serra catarinense e geada em diversos pontos do centro-sul. Depois do frio, agora voltam as condições de grande amplitude térmica e baixos índices de umidade relativa do ar.

Uma forte onda de frio avançou nos últimos dias e derrubou as temperaturas de forma acentuada, inclusive com ocorrência de friagem em áreas do Norte e Nordeste. O frio mais intenso provocou neve na serra de Santa Catarina e geadas pelo Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Aliás, os estragos provocados pela geada ainda estão sendo contabilizados por produtores rurais.

O frio agora perde intensidade e voltam as condições características do inverno. O tempo seco deve chamar a atenção nos próximos dias em grande parte do Brasil. Um bloqueio atmosférico inibe o avanço de novas frentes frias. A expectativa é de céu claro, pouca presença de nebulosidade e sol.

Com o tempo seco, atenção aos baixos índices de umidade relativa do ar que devem ficar abaixo dos 30% em grande parte do Brasil Central. Com relação às temperaturas, grande amplitude térmica, com noites, madrugadas e manhãs ainda frias, mas com tardes mais quentes. A tendência é de chuva apenas no final da próxima semana com a formação de um novo sistema frontal no Sul do Brasil.

youtube video id=AuqRlR6MVuI