Atualidade

Furacão Épsilon se torna uma forte tempestade de categoria 2

O furacão Épsilon se enfraqueceu e caiu para um tempestade de categoria 2 nessa quinta-feira. O furacão continua a ganhar latitude à medida que se desloca a leste das Bermudas, mas devido a sua dimensão o arquipélago ainda continua sob alerta de tempestades tropicais intermitentes.

La Niña 2020 poderá ser mais forte do que previsto

Desde sua consolidação em agosto, grande parte dos modelos climáticos colocavam que a La Niña desse ano seria fraca, ou no máximo de intensidade moderada. Mas agora as projeções mudaram, provavelmente teremos um evento bem mais forte do que era previsto!

Buraco na camada de ozônio é o maior em 15 anos

O buraco na camada de ozônio sobre a Antártica atingiu nesse ano a maior dimensão registrada dos últimos 15 anos. Curiosamente, esse grande buraco ocorreu apenas um ano após registrarmos o menor buraco da história dos registros!

Até 2030, os desastres naturais devem aumentar seus impactos em 50%

O novo relatório do Estado dos Serviços Climáticos diz que o mundo precisa aumentar rapidamente os investimentos em sistemas de alerta precoce para eventos climáticos extremos. Em 2030 o número de pessoas atingidas por desastres naturais pode aumentar 50%.

Como o Japão consegue madeira sem cortar árvores?

Daisugi, um antigo sistema de poda usado para produzir madeira sem cortar as árvores, é praticado no Japão desde o século XIV. Essa técnica, semelhante ao bonsai, é uma ótima maneira de evitar o desmatamento e produzir madeira de alta qualidade.

Céu lilás, tornados e destruição: Impactos do furacão Delta

Após atingir o México e a Louisiana, nos Estados Unidos, o furacão Delta trouxe tornados, deixou centenas de milhares de pessoas sem energia e fez o céu ficar lilás. O estado americano estava se recuperando dos impactos do furacão Laura, que atingiu a região a menos de dois meses.

Inundações matam dezenas de pessoas no Sudeste Asiático

Alguns países do Sudeste Asiático têm sofrido com grandes acumulados de chuvas e inundações severas, numa combinação de chuvas torrenciais sazonais e a atuação de tempestades tropicais. Dezenas de pessoas já morreram no Vietnã e Camboja.

2020 teve o Setembro mais quente da história

De acordo com serviço da União Européia, o calor escaldante registrado em diversas regiões do globo, como Ásia, Oriente Médio, Europa e América fizeram do último mês o Setembro mais quente de todos os tempos.

Mapas e dados meteorológicos do ECMWF agora são gratuitos

Nessa quarta-feira (07), meteorologistas e pesquisadores do mundo inteiro receberam uma excelente notícia. A partir de agora diversos produtos e gráficos de previsão do centro europeu ECMWF estarão disponíveis de forma gratuita em sua plataforma!

324 325 326 327 328