Forte tempestade de granizo atinge o nordeste da França

Em toda a Europa estão acontecendo episódios de tempo severo. Na França, uma impressionante tempestade deixou 80 cm de granizo acumulado na região de Plombières-les-Bains, Departamento de Vosges. Confira as imagens!

As imagens são impressionantes: nelas vemos a quantidade de granizo que se acumulou no solo após as fortes tempestades da manhã da última terça-feira (29) no Departamento de Vosges, região de Plombières-les-Bains, na França. No vídeo podemos ver dezenas de centímetros de granizo que caiu naquele local, se acumulando de tal forma que mais parecia uma neve. Esta situação fez com que os moradores utilizassem pás que costumam ser usadas para a remoção de neve, além de limpa-neves.

Antes da chegada da tempestade, o Instituto Nacional de Meteorologia (Météo France) havia colocado todo o nordeste da França (54 departamentos) sob alerta devido ao risco de trovoadas. A tempestade chegou no país por volta do meio da manhã, vindo do sul do Departamento de Vosges, segundo Romain Munier - responsável pelas informações do Corpo de Bombeiros dos Departamentos -, atravessando Le Val d'Ajol e Plombières-les-Bains, e subindo em direção à Remiremont e Bruyères", disse ele.

A presidente da Câmara da cidade de Plombières, Lydie Barbaux, disse que o município de 1.600 habitantes foi duramente atingido, ao viver um “momento apocalíptico”. A chuva torrencial resultou em fortes inundações que invadiram garagens, casas, lojas e outros locais que, inclusive, registaram 1,20 m de granizo! Este fenômeno meteorológico severo deixou algumas pessoas feridas e vários danos materiais.

youtube video id=ZglPXs8jtvw