Canadá: temperaturas perto dos 50°C e incêndios florestais

Um dia após a província de Lytton, na Colúmbia Britânica, ter presenciado a temperatura mais alta registada no Canadá até hoje, seus habitantes foram evacuados devido a um incêndio florestal. Saiba mais aqui!

incêndio florestal; temperaturas elevadas;
A província de Lytton, localizada a cerca de 300km do leste de Vancouver, tem uma população de 249 habitantes.

Sparks Lake Wildfire é um dos vários incêndios que atingem a Colúmbia Britânica, de acordo com o BC Wildfire Service. O Presidente da Câmara, Jan Polderman, emitiu uma ordem de evacuação na última quarta-feira (30), conforme um comunicado de imprensa da Província de Lytton. "Todos os moradores são aconselhados a abandonar a comunidade e ir para um local seguro", diz o comunicado.

"É terrível. Toda a cidade está queimando", disse Polderman à CBC News. "Demorou cerca de 15 minutos desde o primeiro sinal de fumaça até, de repente, haver fogo por todo o lado", afirmou, dando detalhes de como o incêndio tomou conta da região.

A DriveBC, que fornece informações sobre as condições atuais para o tráfego de veículos na província, relatou que dois incêndios florestais fecharam estradas no norte e no sul de Lytton. Em um Tweet feito no início desta última quinta-feira (1), o BC Wildfire Service afirmou estar trabalhando na "evolução da situação" em Lytton, auxiliando o Corpo de Bombeiros da região.

A onda de calor e os incêndios

Merritt, uma cidade vizinha, disponibilizou um centro de recepção para os evacuados de Lytton, conforme mostra uma publicação em sua página oficial no Facebook. As temperaturas em Lytton subiram até os 49,6°C na última terça-feira (29), a temperatura mais alta já registada no Canadá até hoje! Foi o terceiro dia consecutivo com registros apavorantes, de acordo com a ECCC Weather British Columbia.

Neste momento, há 67 incêndios ativos na Colúmbia Britânica, sendo que 44 destes começaram nos últimos dois dias, de acordo com o BC Wildfire Service. Até à data, a província já sofreu 450 incêndios este ano, segundo a mesma fonte.

youtube video id=Njx2gAgzRTI

As temperaturas extremas têm tido um impacto devastador na província, uma vez que já foram relatadas quase 500 mortes súbitas na Colúmbia Britânica, afirmam as autoridades. O médico-legista-chefe de Lytton diz que é um período sem precedentes.

Esta onda de calor presente na Colúmbia Britânica já resultou em centenas de mortes e dezenas de incêndios. No entanto, estima-se que nos próximos dias as temperaturas diminuam.

Esta onda de calor originada por diversos fatores, como tempestades no Oceano Pacífico, corrente de jato e centros de baixa e alta pressão, felizmente está perdendo força, à medida que avança para o leste.