Austrália: aranhas tecem teias gigantes no sul do país!

Para escapar das inundações causadas por fortes tempestades que atingiram o Estado de Victoria no mês de junho, aranhas estão tecendo teias gigantes, cobrindo amplas áreas na região.

Araignée Australie
Para fugir de um local ameaçador, a aranha utiliza a seda de sua teia para se deslocar através do vento para outro local.

Um pesadelo para todos os aracnofóbicos que moram no sudeste da Austrália: há alguns dias, várias aranhas têm construído enormes teias para escaparem das recentes inundações provocadas por condições meteorológicas muito severas. De acordo com a mídia local, entre estas aranhas, há algumas espécies que podem ser perigosas para os seres humanos.

Ratos e aranhas

No final de maio, o sudeste da Austrália já tinha sofrido com uma invasão de ratos enormes, após um período chuvoso e de muita umidade aliado à ausência de predadores, o que teria favorecido a proliferação deste roedor, causando enormes prejuízos agrícolas para os agricultores. Os roedores até fizeram uma família ficar sem energia elétrica depois de roerem os cabos da casa, provocando um incêndio.

Mas, desta vez, não é o fim da seca, mas sim as cheias que fizeram emergir os aracnídeos. Grandes áreas da região de Gippsland no Estado de Victoria, sul do país, estão cobertas por uma espécie de véu de seda tecido pelas aranhas. Estas enormes teias brancas flutuam com o vento, como mostram vários vídeos publicados na Internet.

Quem olha as fotos ou os vídeos de relance, pode até imaginar que a região está coberta por uma fina camada de neve. O fenômeno surreal, que ocorreu na área rural do Estado, não tem nada a ver com neve, mas sim com o instinto de sobrevivência das aranhas.

Instinto de sobrevivência

Na realidade, estas aranhas apresentam um comportamento comum a todos os seres vivos. No início de junho, o sudeste do país foi atingido por fortes chuvas que provocaram inundações e cheias repentinas, forçando os habitantes a serem evacuados das suas casas. E acontece que não foi só a população humana que foi forçada a "sair", mas, os aracnídeos também...

Para ganhar altura e fugir de um local ameaçador, as aranhas usam a seda de sua teia. Graças à ela e ao vento, as aranhas podem "voar" para longe à procura de um local abrigado e alto. O excepcional deste fenômeno é que são milhares de aranhas reproduzindo esta técnica e criando assim, o famoso "mar de seda".