Tempestade Tropical Elsa atingirá ilhas do Caribe no final da semana

Na manhã desta quinta-feira formou-se sobre o Atlântico a Tempestade Tropical Elsa, a 5ª tempestade nomeada da temporada de furacões do Atlântico de 2021. As previsões indicam que o sistema deverá atingir algumas ilhas do Caribe nesse final de semana!

Tempestade Tropical Elsa
Previsões indicam que a Tempestade Tropical Elsa seguirá rumo às ilhas do Caribe e poderá chegar até a Flórida nos próximos dias!

A Tempestade Tropical Elsa se formou sobre o Atlântico Tropical nesta quinta-feira (01) bem próximo a costa da América do Sul, apenas a 500 km da costa do estado do Amapá! Mesmo com a sua formação tão próxima da América do Sul, Elsa está viajando em direção ao Mar do Caribe, onde impactará as pequenas ilhas caribenhas ainda nesse final de semana.

A recém formada Tempestade Tropical Elsa representa um perigo para as ilhas do Caribe e pode até mesmo atingir o estado da Flórida, nos Estados Unidos, no início da próxima semana!

O Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês) dos Estados Unidos começou a monitorar na terça-feira (29) uma onda de distúrbios tropicais no Oceano Atlântico Tropical Norte próxima ao arquipélago de Cabo Verde. Na quarta-feira (30) o aglomerado convectivo, associado a essa onda tropical, começou a se organizar e apresentar uma rotação ciclônica. Dessa forma, o NHC classificou o distúrbio como Potencial Ciclone Tropical 5 e poucas horas depois mudou a classificação para Depressão Tropical 5.

Elsa se tornou a 5ª tempestade tropical nomeada da atual temporada de furacões do Atlântico no início desta quinta-feira. A Tempestade Tropical Ana foi a primeira tempestade nomeada da atual temporada de furacões do Atlântico Norte, se formando no dia 22 de maio, fazendo com que esse ano seja o 7° ano consecutivo a registrar a formação de um sistema tropical antes da data oficial de início da temporada, o dia 1° de junho.

A formação de Elsa no 1º dia de julho estabeleceu um novo recorde de formação mais precoce de uma tempestade nomeada com a letra ‘E’, superando o recorde anterior que pertencia à tempestade tropical Edouard, que se formou no dia 6 de julho durante a temporada recorde de furacões de 2020.

O que as previsões indicam?

Na manhã desta quinta Elsa estava girando a cerca de 1250 km a sudeste das ilhas Dominica, Saint Lucia, Saint Vincent e Grenada, com ventos sustentados de 65 km/h, rajadas de de até 85 km/h e seguindo trajetória para oeste numa velocidade de 40 km/h.

As pequenas ilhas do Caribe como Barbados, St. Lucia, Grenada, St. Vicent e Grenadines deverão ser atingidas por Elsa nesta sexta-feira. O NHC já emitiu alertas de perigo para essas ilhas que poderão receber grandes acumulados de chuva, superiores a 100 mm, fortes rajadas de vento e ondas perigosas.

Após sua passagem por essas ilhas, Elsa deve seguir para o Caribe central durante o fim de semana. Alguns meteorologistas temem que Elsa possa ganhar força sobre o mar do Caribe e se transformar no primeiro furacão do ano. Porto Rico, Ilhas Virgens, República Dominicana, Haiti, Jamaica e Cuba poderão ser afetados pela passagem de Elsa, com grandes acumulados de chuvas e ventos fortes.

Os estados americanos situados na costa leste do Golfo do México, incluindo a Flórida, também estão na rota do sistema nas previsões de longo prazo, que indicam que Elsa deverá chegar na região no início da próxima semana. Entretanto, a trajetória do sistema ainda é muito incerta e ainda não é possível prever com que intensidade o sistema chegará próximo a costa dos Estados Unidos. Dependendo da evolução do sistema nas próximas horas, as previsões podem mudar!