Chipre enfrenta o incêndio mais destrutivo da sua história

Incêndio florestal assola o Chipre, país que completamente desesperado perante este trágico cenário já recorreu ao auxílio da União Europeia. Pelo menos quatro mortes causadas pelas labaredas que já consumiram cerca de 50 km² na área montanhosa de Troodos. Veja as imagens e toda a informação aqui!

incêndio florestal; fogo; chamas; labaredas
O Chipre está a ser assolado por um incêndio florestal destrutivo que já causou mortes e inúmeros estragos.

A ilha do Chipre, completamente desesperada face a este cenário, já pediu ajuda da União Europeia para o combate de um incêndio florestal que já deixou pelo menos quatro mortos. A confirmação foi dada pelo ministro do Interior, Nicos Nouris, sendo que o diretor do Departamento de Fogos Florestais já aponta este fogo como o pior desde que há registos. “É o pior fogo florestal da história do Chipre” declarou à Omega TV.

O calor extremo, a reduzida humidade do ar e o vento forte servem de combustível para as chamas fortes que já consumiram uma área de 50 quilómetros quadrados nos Montes Troodos, uma cordilheira situada no centro-sudoeste do Chipre. Cerca de 10 localidades estão cercadas pelo fogo nesta área montanhosa caracterizada pela floresta e vegetação densa. As autoridades acreditam que as vítimas são de nacionalidade egípcia, com os corpos a terem sido encontrados junto a Odou. Segundo Nico Nouris, ministro do Interior, tudo indica que os falecidos são as quatro pessoas que estavam desaparecidas desde sábado.

Na rede social Twitter, Nicos Anastasiades, Presidente do Chipre, lamenta a profunda tragédia que se abateu sobre o país, salientando que este "é o maior incêndio desde 1974" - referindo-se ao ano em que Chipre foi dividido na sequência de uma invasão turca.

Este desastre causou inúmeros estragos. Há a lamentar a perda de vidas, bem como de propriedades e a destruição de terras e florestas. Para evitar mais catástrofes, mais de 30 pessoas foram evacuadas das suas casas e realojadas temporariamente em hotéis na capital, Nicósia. Comida e água foram providenciadas aos residentes da vila de Melini, segundo Nicos Nouris.

Ajuda internacional já chegou para o combate às chamas

Felizmente, na sequência do pedido de ajuda cipriota, a Comissão Europeia anunciou o apoio ao Estado-membro, dispondo vários aviões a cargo das autoridades cipriotas. Por seu turno, também a Itália enceta uma comitiva de meios aéreos para ajudar no combate aos fogos que assolam a ilha, enquanto Israel e Grécia já lançaram aviões para o cenário dantesco. O Reino Unido também está a prestar auxílio através das tropas britânicas estacionadas na ilha.

Tal como vemos no tweet acima, existem registos em vídeo com uma perspetiva aérea, que mostra perfeitamente o alcance das chamas nas montanhas cipriotas, em imagens captadas por uma internauta desde um voo comercial. O satélite Copernicus foi ativado pela União Europeia, algo que acontece sempre existe uma emergência, sendo utilizado para que se possa ter uma melhor acessibilidade geográfica ao território afetado e se perceba o desenvolvimento, orientação e progressão das labaredas.

Possíveis causas do incêndio

Já os bombeiros continuam numa luta incansável para impedir que os fogos atravessem a montanha, em direção ao Parque Florestal Nacional de Machairas. A causa do incêndio é desconhecida por agora, mas há suspeitas que recaem sobre fogo criminoso, dado que uma pessoa de 67 anos está sendo interrogada pela polícia.

Ainda assim, a verdade é que ao longo desta última semana, o Chipre tem estado sob uma onda de calor extrema, com as temperaturas elevadas a atingirem os 40°C, o que entre outros fatores, terá certamente contribuído para o espalhamento mais rápido e incisivo das chamas.