Gafanhotos provocam prejuízos de milhões de dólares nos EUA

Produtores rurais enfrentam o surto de gafanhotos no oeste dos Estados Unidos. Falta de chuva e fortes ondas de calor são fatores determinantes para a infestação dos insetos. Os prejuízos nas lavouras já somam milhões de dólares.

Gafanhotos
Surto de gafanhotos provoca prejuízos de milhões de dólares no oeste dos EUA.

Já são quinze estados no oeste dos Estados Unidos que enfrentam o surto dos gafanhotos que estão provocando prejuízos de milhões de dólares nas lavouras americanas. A infestação dos insetos vem como consequência da seca e das fortes ondas de calor no país. Em Oregon, a temperatura chegou a 46°C há poucas semanas.

O prejuízo milionário por conta do descontrole dos insetos provoca grande preocupação nos produtores rurais e nos órgãos responsáveis que investiram em tratamento em mais de 325 mil hectares.

Estudos apontam que o aumento desenfreado destes gafanhotos nos Estados Unidos durante este ano é resultado da falta de chuva e das ondas de calor que vêm afetando o país. Ainda não se sabe ao certo qual a magnitude do prejuízo nas lavouras, isso pode levar meses.

O que se sabe sobre os gafanhotos

O diretor de política nacional do Serviço de Inspeção Sanitária Animal e Vegetal (APHIS), Bill Wesela conta que os danos são visíveis, especialmente em áreas de pastagens e lavouras com irrigação, porém, o prejuízo total ainda é difícil de ser calculado.

Prejuízos
Gafanhotos provocam prejuízos em pastagens e pecuária americana.

Ainda segundo Wesela, gafanhotos e grilos mórmons são naturais, fazem parte do ecossistema, principalmente no oeste americano, porém, o problema é quando os insetos atingem níveis de surto e se espalham de maneira desenfreada. São capazes de provocar grandes perdas, inclusive econômicas no setor agrícola.

Registros mostram que a última grande campanha contra esses insetos no oeste dos Estados Unidos ocorreu em 2010, quando o surto da época foi considerado o maior dos últimos 35 anos. Neste episódio, mais de 400 mil hectares da região foram tratados.

Motoristas relatam que os insetos estão atingindo os parabrisas dos carros e máquinas agrícolas, que entram nos radiados dos veículos, ou seja, o surto deste ano tem sido épico – Rogg.

O entomologista Helmuth Rogg, diretor do Departamento de Agricultura de Oregon, relata que os estados mais afetados até o momento com o surto dos gafanhotos são Montana, Wyoming e Oregon.

Prejuízos no agronegócio americano

Com o surto atual de gafanhotos, os prejuízos já vêm sendo contabilizados, porém, até o final do verão (do Hemisfério Norte) os custos podem aumentar cada vez mais. Vale ressaltar que já são milhões de dólares contabilizando a perda econômica.

Prejuízos
Prejuízos já somam milhões de dólares e ainda não chegaram ao fim.

Esse tipo de inseto pode provocar danos em diversas lavouras do oeste americano, como por exemplo devastar plantações de milho, trigo, cevada, alfafa, além de reduzir as fontes de alimento para animais selvagens que habitam tal região. Danos também podem ser sentidos em áreas de fruticultura e apicultura.

No caso de áreas de pastagens e pecuária, a redução da fonte de alimentação dos gados provoca outra grande preocupação para os pecuaristas, o aumento do gasto com suplementos e até mesmo a venda do rebanho com preços abaixo da tabela.

Efeitos do clima

O tempo seco e as fortes ondas de calor são propícios para a proliferação dos insetos. Os cientistas apontam que para o controle eficaz dos gafanhotos, é necessário que o clima colabore, especialmente nos meses de abril e maio.

Calor
Fortes ondas de calor atingem o oeste americano, o que é propício para a rápida proliferação dos gafanhotos.

Nesta época, os ovos eclodem e os gafanhotos estão mais vulneráveis, ainda são bem menores que um inseto adulto. O tempo úmido é considerado ruim para os insetos. Segundo Rogg, se abril e maio forem mais chuvosos e frios, há grandes chances de que muitos destes gafanhotos morram antes mesmo de chegar à fase adulta.