Vídeos impressionantes: série de tornados devasta o leste da China

Uma série de grandes tornados atingiu a China Oriental, causando danos materiais em algumas cidades, mortes e feridos. Veja aqui alguns vídeos.

Os tornados estão de volta às províncias chinesas. Depois do gigante que varreu a famosa cidade de Wuhan em maio deste ano e, dos recentes tornados nas áreas central e oriental do país asiático, na última segunda-feira (12) uma série de tornados atingiu a província de Shandong, no leste da China. Aparentemente, esta é a onda de tornados mais forte já observada nesta região.

No início desta semana, na província de Shandong, foram noticiados pelo menos 10 tornados, dos quais ao menos 3 foram violentos, provavelmente acima de EF3 - EF4 (escala Fujita avançada). Um bem intenso se deslocou diretamente para o centro de Shenxian por volta das 13:00 UTC de 11 de julho, causando danos "catastróficos", como relatado pelas próprias autoridades chinesas.

O tornado, infelizmente, atingiu em cheio a área urbana, arrancando centenas de árvores e vários telhados de casas e edifícios, que foram seriamente danificados. Muitas pessoas ficaram feridas, em estado grave, embora ainda não existam números oficiais.

Além deste tornado que atingiu Shenxian, um outro devastou uma floresta inteira antes de se deslocar para o centro da cidade de Gaotang pouco depois do evento em Shenxian. Ainda, outro grande tornado atingiu Bing Zhou à meia-noite, hora local. Este último destruiu várias casas, derrubou postes telefônicos e levantou dezenas de veículos que estavam estacionados na rua.

Muito provavelmente estes tornados assustadores desenvolveram-se rapidamente devido a "supercélulas", tempestades que se formaram no fim da noite e na noite seguinte em várias áreas do leste da China. Este tipo de tempestades podem se formar no leste da China, especialmente nesta época do ano. Nas planícies centrais e orientais do país, durante o verão, a instabilidade latente pode ser muito alta, com o índice "CAPE" (energia potencial disponível para convecção) chegando a 6000J/kg (taxa entre as mais altas do mundo).