Terremoto atinge cidade no Espírito Santo e assusta moradores

Em apenas quatro horas, diversos tremores de terra foram sentidos em Pancas, no Espírito Santo. A região tem registrado alta atividade sísmica nos últimos meses e moradores assustados estão se mudando para outros lugares.

Terremotos atingem cidade no interior do Espírito Santo e assustam moradores
Tremores de terra foram registrados em Pancas, no Espírito Santo. Não houve danos graves, mas moradores seguem assustados com a atividade sísmica. (imagens: RSBR / Ivone Favoretti / Angelo Giordano)

Quatro tremores de terra foram registrados em um período de apenas quatro horas no município de Pancas, no Espírito Santo. Os tremores ocorreram entre as 20 horas e a meia noite da última terça-feira (13). Trata-se da terceira ocorrência de abalos sísmicos na região em apenas dois meses.

O primeiro tremor, registrado às 20h14 pelo Centro de Sismologia da USP, foi sentido por moradores do município de Laginha e atingiu magnitude 1.4 na escala Richter, o que representa um terremoto fraco. Os tremores seguintes foram de menor intensidade e ocorreram após as 23h.

Um forte barulho semelhante a uma explosão seguido de um tremor de terra foi sentido por moradores do Distrito de Laginha na noite desta terça-feira. - Defesa Civil de Pancas em comunicado público.

Não houve registro de danos físicos ou materiais relevantes, mas a alta atividade sísmica assustou moradores da região. Ivone Favoretti, de 50 anos, relatou à Tribuna Online que produtos caíram das prateleiras no supermercado onde trabalha. A comerciante não conseguiu dormir durante a noite devido ao medo dos ruídos profundos que ouviu na terra.

Outros moradores relatam ter ouvido um grande estrondo, acompanhado por vibrações em suas casas e disparo de alarmes de carros. O comerciante Reinaldo Dias de Carvalho relatou que conhecidos estão vendendo seus pertences e se mudando para fora do município, com medo de que os próximos terremotos sejam mais destrutivos.

De acordo com funcionários da Defesa Civil do município, os abalos mais fracos que foram relatados por moradores após as 23h não puderam ser registrados oficialmente, mas o primeiro tremor foi devidamente confirmado pela Rede Sismográfica Brasileira.

Abalos sísmicos anteriores no Espírito Santo

Em 26 de maio, um terremoto já havia sido registrado em Pancas e atingido magnitude um pouco mais intensa, de 1.7 na escala Richter. E antes dele, em 12 de maio, outro tremor de terra atingiu magnitude 1.3 em um município vizinho, Águia Branca.

Também foram registrados abalos sísmicos na região durante o ano de 2020. O primeiro terremoto do ano, de magnitude 1.8, ocorreu dia 24 de Fevereiro em Ecoporanga. Outro terremoto de magnitude 2.0 foi sentido por moradores de Vitória, Vila Velha e Serra em Junho, também acompanhado de um grande estrondo e janelas tremendo.

O tremor mais intenso de 2020 foi registrado dia 17 de maio, e atingiu magnitude 2.8 na escala Richter ao longo da plataforma continental do Espírito Santo. Não foram relatadas ocorrências ou danos graves.

De acordo com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), autoridades estão em contato com geólogos e laboratórios de sismologia e seguem monitorando a região, mas a causa dos terremotos ainda é desconhecida.