Raios, enchentes e enxurradas deixam dezenas de mortos na Índia

No início desta semana fortes tempestades percorreram o norte da Índia, despejando uma grande quantidade de chuva que causaram inundações repentinas, enxurradas e deslizamentos de terra. Dezenas de pessoas morreram em decorrência dos raios associados as tempestades.

chuvas Índia
Carros foram arrastados nas ruas que viraram rios depois das fortes chuvas em Dharamshala. Foto: PTI Photo.

O período das monções se iniciou no mês passado e infelizmente já provocou dezenas de fatalidades na Índia. Entre domingo (11) e segunda-feira (12), chuvas torrenciais com muitos raios provocaram enchentes repentinas e deslizamentos de terra.

Inundações repentinas, em decorrência das fortes chuvas, transformaram as ruas em verdadeiros riachos, arrastando tudo o que tinha pela frente. Moradores de Dharamshala assistiram e gravaram a situação de suas varandas.

O estado montanhoso de Himachal Pradesh, no norte do país, estava registrando um déficit de chuvas até o início de julho, mas a realidade mudou completamente no início dessa semana, quando fortes chuvas despejaram uma enorme quantidade de água entre domingo e segunda-feira. A cidade turística de Dharamshala recebeu mais de 300 mm de chuva dentro de 30 horas, sendo que quase metade dessa quantidade caiu entre 8h30 e 14h30 de segunda!

A grande quantidade de chuva em um curto período de tempo fez com que todos os rios e riachos entre Dharamshala e a cidade vizinha, Palampur, transbordassem. Um canal perto de Bhagsunag, em Dharamshala, mudou de curso com excesso de água, varrendo parte da cidade, transformando as ruas em verdadeiros rios de lama. A força da água era tão forte que arrastou dezenas de carros que estavam estacionados nas ruas.

No distrito de Kangra, também em Himachal Pradesh, pelo menos 2 pessoas morreram e 10 estão desaparecidas depois que fortes chuvas causaram enchentes e deslizamentos de terra que destruíram casas, danificaram estradas e arrastaram carros.

O estado vizinho de Uttarakhand também foi assolado pelas chuvas torrenciais nessa segunda. Três pessoas, incluindo um menino de oito anos, morreram em um vilarejo depois que sua casa desabou devido a um deslizamento de terra. Um vídeo mostra pessoas tentando cruzar o rio Amlawa no distrito de Dehradun em meio a uma forte correnteza.

Raios provocaram dezenas de mortes

Dentro de 24 horas, entre a noite de domingo e segunda, pelo menos 76 pessoas morreram na Índia em decorrência da queda de raios. Apenas no estado de Uttar Pradesh foram 41 vítimas, em vários distritos. Em Madhya Pradesh, foram pelo menos 12 mortes, muitas delas de trabalhadores que estavam em campos abertos de fazendas, desprotegidos.

Em Jaipur, capital do estado do Rajastão, 11 pessoas morreram e várias ficaram feridas quando um raio caiu em uma torre de vigia do Forte Amber, uma fortaleza histórica do século 12 e famosa atração turística. De acordo com relatos, as vítimas estavam tirando selfies sob a tempestade no topo da torre, a maioria eram jovens. Outras 12 pessoas também morreram devido aos raios no domingo, elevando o total do estado para 23 mortes.

De acordo com o relatório anual sobre raios da Índia, mais de 18,5 milhões de raios foram registrados em todo o país de abril de 2020 a março de 2021, um aumento de 34% em relação ao mesmo período de 2019 a 2020. O relatório também informa que nesse período 1697 pessoas foram mortas por raios, um número bem menor que o registrado ente abril de 2019 e março de 2020, de mais de 2900 mortes.