Primeira tripulação civil chega hoje ao espaço!

Exatamente 52 anos depois que o homem pôs os pés na Lua, pela primeira vez uma equipe de civis, sem astronautas, viajará para o espaço! Entre os tripulantes estão o homem mais rico do mundo e o seu irmão. Saiba mais aqui!

espacio, amazon, new sharped
Jeff Bezos e Wally Funck anunciam sua viagem no Instagram.

O fundador da Amazon, Jeff Bezos, viaja hoje (20 de julho) para o espaço e permanecerá lá por 11 minutos. A espaçonave New Shepard deve atingir um impulso de 3.700 km/h e cruzar a linha de kármán por alguns minutos, a qual está a cerca de 100 km de altura da superfície terrestre e é considerada como o limite do espaço sideral.

O New Shepard, uma nave Blue Origin, é um pequeno foguete sub-orbital que vai decolar verticalmente de uma plataforma de lançamento no Texas (EUA). O foguete impulsionará a cápsula cerca de 30 quilômetros para cima e então a soltará para continuar sob sua própria inércia. Lá, os tripulantes poderão soltar os cintos de segurança e flutuar na microgravidade durante uns 3 minutos. O sensacional desta nave é que não é necessário usar traje especial de aeronauta, pois ela é pressurizada como uma aeronave convencional.

A cápsula New Shepard irá então lançar uma série de pára-quedas para diminuir sua velocidade de descida, a pelo menos 32 Km/h, antes de atingir o solo. Os tripulantes permanecerão amarrados e acolchoados por assentos de absorção de choque, construídos para a ocasião. O foguete, que voa separadamente após ser separado da cápsula de transporte humano, irá reiniciar seus motores e usar seus computadores de bordo para executar uma aterrissagem vertical precisa.

O foguete é projetado para fazer apenas voos sub-orbitais curtos. Ele já realizou 15 testes sem passageiros e todos foram bem-sucedidos, mas, de qualquer forma, a nave está equipada com oxigênio, pára-quedas e um sistema de segurança que ejeta os tripulantes para fora em caso de emergência. Seu interior tem 15 metros cúbicos de espaço, o dobro de uma cápsula Apollo que foi à lua. Ele pode levar até seis passageiros, cada um acomodado em uma poltrona individual, ao lado de enormes janelas, para que possam apreciar a paisagem sem atrapalhar os demais tripulantes.

A transmissão ao vivo começou hoje, 20 de julho, a partir das 9h da manhã. Imagens externas do foguete e da cápsula voando para o espaço serão mostradas, mas, a Blue Origin já afirmou que as imagens internas, assim como as expressões faciais de Bezos, só serão divulgadas após o vôo.

A tripulação

Na espaçonave estão viajando 4 pessoas: Jeff Bezos e seu irmão Mark, o piloto americano Wally Funk e um estudante chamado Oliver Daemen. "Desde os meus cinco anos de idade, sonho em viajar para o espaço", escreveu o bilionário e CEO da Amazon, Jeff Bezos. “No dia 20 de julho vou começar esta viagem com meu irmão. A maior aventura, com meu melhor amigo”, disse.

Por outro lado, o vôo contará com Wally Funk, uma piloto de 82 anos que se tornará a pessoa mais velha a ir ao espaço. Seu sonho se tornará realidade cerca de 60 anos depois que o programa Mercury 13 da NASA foi cancelado. Funk e as outras mulheres daquele programa "atingiram, e muitas vezes excederam, os resultados dos homens", de acordo com uma reportagem da CBS News. Mas, mesmo assim, elas foram ignoradas como astronautas porque a NASA exigia que os membros da tripulação fossem pilotos de testes militares e os militares não permitiam que mulheres voassem naquela época. Quando a NASA anunciou que aceitaria mulheres astronautas em 1979, Funk se inscreveu e foi rejeitada por ter mais de 40 anos.

O quarto tripulante é Oliver Daemen, um estudante holandês de 18 anos. No início, este lugar foi reservado para outra pessoa que pagou uma quantia de 28 milhões de dólares em leilão aberto. Mas, o licitante anônimo desistiu devido a "questões de agenda". Assim, o assento foi dado à pessoa que fez o segundo lance mais alto, o pai de Oliver Daemen, que por sua vez doou o assento a seu filho.