Inundações serão cada vez mais frequentes até 2030! Por qual razão?

NASA afirma que inundações aumentarão até a década de 2030, e que isso está ligado às prováveis consequências do aquecimento global. Com o aumento das marés, a oscilação na órbita da Lua deve provocar mais inundações.

Inundações
Inundações devem aumentar de forma significativa a partir de meados da década de 2030.

Um estudo realizado pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) aponta a elevação do nível do mar em caráter recorde nos últimos anos. Para se ter ideia, o nível do mar já subiu cerca de 24cm desde 1880 até os dias atuais, sendo que houve um aumento expressivo nos últimos 25 anos, representando um terço desta elevação.

Em complemento, um estudo feito pela NASA apontou que que até a década de 2030 enfrentaremos mais inundações por conta da oscilação presente da órbita da Lua e que tudo isso tem relação com os prováveis efeitos do aquecimento global.

Confira os últimos eventos extremos na Europa: Inundações catastróficas e caos na Alemanha, Bélgica e Holanda

Não é de hoje que se fala sobre os efeitos do aquecimento global, de como a natureza corresponde às mudanças climáticas, de como os padrões de precipitação e temperatura vêm sendo alterados, ou seja, a climatologia vem ficando cada vez mais de lado sob efeito dessas alterações que em muito o ser humano tem contribuído.

Aquecimento global

Um dos principais efeitos do aquecimento global tem sido o acelerado derretimento de grandes geleiras espalhas por nosso planeta. Com o aumento da temperatura e consequente derretimento das partes geladas, pedaços se soltam e caem na água, o que aumenta o nível do mar. A questão é que isso deve aumentar no decorrer dos próximos anos.

Aquecimento global
Mudanças climáticas, aquecimento global, uso desenfreado dos recursos naturais: o colapso do planeta nos próximos anos.

Ao que tudo indica, até a próxima década o nível do mar já estará mais elevado, não será o mesmo que vemos hoje. Como consequência do mar subindo, ou seja, com mais água, a Lua terá maior poder de influência sobre as marés.

A capacidade do ser humano de gerenciar, fiscalizar e frear a emissão de gases de efeito estufa é que vai definir se até 2100 o nível do mar deve aumentar de 0,3m a 2,5m de altura.

Não importa o quanto vai demorar, se dez anos ou cem, o fato é que atualmente, o planeta já pede por socorro e que já é certo que mudanças drásticas no clima devem acontecer, ou melhor, continuar acontecendo. A intensidade dessas alterações, no entanto, é nossa responsabilidade.

Influência da Lua

A maior parte da população mundial já ouviu falar sobre as marés, altas e baixas, seus efeitos, suas consequências. Mas será que ficou clara a relação dessas marés com a Lua?

Maré alta
Os ciclos da Lua e a influência sobre as marés.

A tendência é que na próxima década, o alinhamento da elevação do nível do mar e o ciclo lunar faça com que cidades costeiras sofram com mais inundações. Além disso, vale ressaltar que algumas vezes certas inundações podem durar um mês ou até mais sob efeito do posicionamento da Terra, da Lua e do Sol.

Segundo Bill Nelson, administrador da NASA, a combinação da atração gravitacional da Lua, o aumento do nível do mar e as mudanças climáticas influenciarão cada vez mais o aumento das inundações costeiras em todo o mundo. Informações continuam sendo levantadas e sendo cruciais para um planejamento, proteção e prevenção dos danos ao meio ambiente que ainda podem ser muito piores do que vemos hoje.

Ciclo lunar
Cartaz de diagrama de ilustração vetorial de marés lunares e solares. Primavera e marés mortas.

Sabe-se que existe uma oscilação na órbita da Lua que pode ser determinante no aumento de inundações nos próximos anos. A Lua tem períodos, com menos marés altas e mais marés baixas, e vice-versa. Essa inversão, entretanto, é que pode ser perigosa.

Índia também vem sofrendo com chuvas torrenciais: Raios, enchentes e enxurradas deixam dezenas de mortos na Índia

Segunda a NASA, a cada 18,6 anos acontece uma inversão na influência lunar sobre as marés. Aliás, atualmente estamos em período de mais marés altas e já vemos algumas localidades enfrentando inundações com maior frequência, a questão é que isso deve se repetir por volta da década de 2030, mas com um acréscimo, até lá, o aquecimento global já terá aumentado o nível do mar de forma significativa aumentando as inundações costeiras.