Afeganistão entre a guerra e o aquecimento global

Partes do Afeganistão aqueceram o dobro da média global. As chuvas da primavera diminuíram, de forma mais preocupante em algumas das terras agrícolas mais importantes do país. As secas estão cada vez mais frequentes, incluindo uma terrível seca no norte e no oeste, a segunda em três anos.

Talibã afeganistão
Combatentes anti-Talibã perto de Mazar-i-Sharif em julho de 2021 em meio ao calor e a falta de recursos hídricos na região.

O Afeganistão incorpora uma nova espécie de crise internacional, onde os perigos da guerra colidem com os perigos da mudança climática, criando um ciclo de feedback de pesadelo que pune algumas das pessoas mais vulneráveis do mundo e destrói a capacidade gerir isso.

Embora seja fácil atribuir o conflito no Afeganistão à mudança climática, os efeitos do aquecimento atuam como o que os analistas chamam de multiplicadores de ameaças, ampliando os conflitos pela água, deixando as pessoas sem trabalho em uma nação cuja população vive em grande parte da agricultura, enquanto o próprio conflito consome atenção e recursos.

“A guerra exacerbou os impactos das mudanças climáticas. Por 10 anos, mais de 50 por cento do orçamento nacional vai para a guerra ”, disse Noor Ahmad Akhundzadah, professor de hidrologia da Universidade de Cabul.

Um terço de todos os afegãos enfrenta o que as Nações Unidas chamam de níveis de crise de insegurança alimentar. Por causa da luta, muitas pessoas não conseguiram plantar suas safras a tempo. Por causa da seca, a colheita deste ano certamente será ruim. O Programa Mundial de Alimentos afirma que 40% das safras foram perdidas, o preço do trigo subiu 25% e que o estoque de alimentos da própria agência de ajuda deve acabar no final de setembro.

O Afeganistão não é o único país a enfrentar essa miséria crescente. Das 25 nações do mundo mais vulneráveis às mudanças climáticas, mais de uma dúzia são afetadas por conflitos ou distúrbios civis, de acordo com um índice desenvolvido pela Universidade de Notre Dame.

A combinação de guerra e aquecimento aumenta os riscos enfrentados por algumas das pessoas mais vulneráveis do mundo: de acordo com a agência das Nações Unidas para a infância, o Afeganistão é o 15º país mais arriscado do mundo para as crianças, por causa dos riscos climáticos, como calor e seca, e um falta de serviços essenciais, como cuidados de saúde. Dois milhões de crianças afegãs estão desnutridas.

Os dados climáticos são escassos para o Afeganistão. Contudo, uma análise recente com base nos poucos dados existentes sugere que um declínio nas chuvas de primavera já afetou grande parte do país, mas de forma mais aguda no norte do país, onde os agricultores e pastores dependem quase inteiramente das chuvas para cultivar e irrigar seus rebanhos .

Nos últimos 60 anos, as temperaturas médias aumentaram drasticamente, 1,8 graus Celsius desde 1950 no país como um todo e mais de 2 graus Celsius no sul. A mudança climática tornará extremamente desafiador manter - quanto mais aumentar - quaisquer ganhos econômicos e de desenvolvimento alcançados até agora no Afeganistão.

Climatologia do Afeganistão

No Afeganistão, o clima é geralmente árido continental, com invernos frios e relativamente chuvosos (e um pico chuvoso na primavera) e verões quentes e ensolarados. No entanto, existem diferenças substanciais dependendo da área e da altitude: o sul é um deserto, muitas áreas são bastante frias por causa da altitude e o Extremo Oriente é relativamente chuvoso mesmo no verão, já que é parcialmente afetado pelas monções indianas.

A precipitação é geralmente escassa, em níveis semidesérticos ou desérticos, exceto nas regiões orientais, onde excede em algumas áreas 500 milímetros por ano, enquanto no Extremo Oriente, perto da fronteira com o Paquistão (províncias de Kunar e Nurestan ), chega a atingir 1.000 mm.

Durante o inverno, o centro-norte do país (e mais raramente o sul) é atingido por distúrbios de origem mediterrânea, que trazem um pouco de chuva e até neve, mais provavelmente nas montanhas. No início da primavera, quando a massa de terra do sul da Ásia começa a se aquecer, o choque entre as massas de ar se torna mais forte, então as chuvas aumentam; na verdade, março costuma ser o mês mais chuvoso. Mais tarde, as chuvas diminuem e, de junho a setembro, geralmente nunca chove. Apenas na região mais oriental, a leste de Cabul, devido ao último desdobramento da monção que atinge a Índia e o Paquistão, há um certo aumento das chuvas em julho e agosto.