Estranha nuvem brilhante é vista no céu da China

Um estranho pilar de luz deixou os moradores perplexos ao se erguer sobre a cidade de Shenyang na província de Liaoning, norte da China. O fenômeno foi registrado por centenas de pessoas que ficaram assustadas. O governo chinês descartou se tratar de algo fora do comum.

nuvem misteriosa
Nuvem brilhante com formato nada comum é vista no céu do norte da China em 8 de setembro de 2021.

Uma misteriosa nuvem em forma de pilar com luzes azuis foi vista no dia 8 de setembro de 2021 na cidade de Shenyang na província de Liaoning, norte da China. Muitas pessoas que passavam pelo local pararam para registrar o momento com fotos e vídeos da bizarra formação de luz que aparece por trás de um edifício.

As imagens da misteriosa nuvem começaram a circular na internet e logo várias teorias começaram a surgir sugerindo, por exemplo, que o fenômeno se tratava de um UFO (unindentified flying object - objeto voador não identificado ), projeto HAARP (High Frequency Active Auroral Research Program) ou mesmo algo sobrenatural. Contudo, os meteorologistas podem explicar o evento.

De acordo com o principal meteorologista, Xia Chuandong, do Departamento de Meteorologia de Liaoning, há dois fatores principais para esse fenômeno: primeiro são nuvens espessas e finas e o segundo é muito vapor de água. Apesar da explanação, Xia disse que nunca viu o fenômeno antes e que ainda não existe um nome científico para ele.

Aparentemente, esse poderia ser um fenômeno óptico causado pela luz do sol atravessando uma fina camada de nuvem no ângulo perfeito. Isso explicaria porque os registros foram feitos apenas de um lado do prédio. Possivelmente o fenômeno não era visto em outros ângulos. A explicação sugerida por Xia faz sentido, visto que havia uma neblina fina com nuvens estratiformes na altura dos prédios.

A nuvem sobre o prédio parecia ter tentáculos que se estendia por vários metros nas laterais da construção. Isso poderia ser causado pela difusão da radiação solar por trás do prédio. Um fenômeno relativamente parecido com esta nuvem registrada na China é o “Jellyfish Cloud” ou nuvem água-viva.

Jellyfish Cloud

A "nuvem de água-viva" não é um tipo oficial de nuvem, mas é uma descrição perfeita de sua aparência. A parte mais sólida no topo da nuvem se assemelha ao corpo da água-viva, enquanto a parte fina que se estende verticalmente em direção ao solo representa os tentáculos.

nuvem água-viva
Exemplo de nuvens água-viva ou Jellyfish Clouds

As nuvens de água-viva parecem ser nuvens altocumulus, embora nuvens cúmulos e cirrostratus também possam formar esses tipos de nuvens. Constituindo os tentáculos que se estendem até o solo a partir das nuvens altocumulos está virga, termo meteorológico que se refere à precipitação que se evapora no ar antes de atingir o solo.

Isso cria uma trilha de nuvem fina que se estende da nuvem principal antes de chegar ao nível da atmosfera onde a evaporação é completa. As nuvens água-viva se desenvolvem durante os dias úmidos e com poucos ventos.