Tempestades tropicais podem afetar o fim das Olimpíadas de Tóquio

Três tempestades tropicais e uma depressão tropical estão no oceano Pacífico, próximas do Japão. A que merece atenção, pois pode causar temporais em Tóquio (sede das olimpíadas), é a tempestade tropical Mirinae. A tempestade tropical Lupit é preocupação para Taiwan.

tempestade tropical
Tempestades tropicais vão atormentar Tóquio na próxima semana, primeiro no fim de semana e depois no início da próxima semana.

Entre os sistemas tropicais, nenhum deles é particularmente forte e espera-se que permaneçam com a intensidade das tempestades tropicais, mas Mirinae, pode atrapalhar o final de semana das Olimpíadas.

Segundo informações de agências meteorológicas do Japão, são esperados ventos fortes, ondas altas e até inundações na costa leste do país entre a tarde de sábado e a manhã de domingo.

O tufão Mirinae, localizado ao sul do Japão, deve se aproximar da área leste do país entre a noite de 7 de agosto e a manhã do dia 8. Apesar de não ser esperado que Mirinae atinja Tóquio diretamente, o sistema deve causar temporais entre o sul e centro do Japão, sobre Mie, Nara, Wakayama e Miyazaki.

lupit
Tempestades tropicais entre atuam na próxima noite levando potencial para chuvas intensas no Japão.

Já a tempestade tropical Lupit , agora já não é mais grande preocupação. Segundo a previsão da Agência Meteorológica do Japão, este sistema deve avançar sobre Taiwan hoje, sábado, 7 de agosto, e no próximo domingo, dia 8, e enfraquecer sendo rebaixado para uma depressão tropical. Antes disso, porém, Lupit deverá causar temporais e chuvas intensas sobre o sudoeste da China e o norte de Taiwan.

Atividade tropical

Nos próximos dias, a atividade tropical deve diminuir no oeste do Pacífico e aumentar no lado leste e no Atlântico tropical. No geral, isso significa, menos tempestades para o leste da Ásia e Oceania e mais tempestades para as Américas. Esse aumento da atividade tropical no leste do Pacífico e no Atlântico se deve a chegada da perturbação cíclica conhecida como “Oscilação Madden Julian” (OMJ).

A OMJ é uma perturbação em forma de onda na região tropical do planeta. Esse sistema se desloca de oeste para leste na área equatorial dando a volta em todo o planeta. A OMJ leva de 30 a 60 dias para completar seu ciclo e, a medida que se desloca, pode favorecer ou não o desenvolvimento de tempestades dependendo do posicionamento. Na frente e atrás da OMJ, as chuvas são desfavorecidas, enquanto no centro do sistema a atividade tropical aumenta.

Atualmente, a OMJ está localizada no leste do Pacífico tropical e deve atuar próximo das Américas até meados do mês de agosto, quando novamente irá em direção ao oceano Índico e, posteriormente, ao oeste do Pacífico.

Você pode se interessar por: "O que é a Oscilação de Madden-Julian?"

Já havia duas formações de ciclones tropicais no Pacífico Oriental recentemente, a tempestade tropical Hilda e Jimena, movendo-se para oeste em direção ao Pacífico central neste fim de semana. Ambos se formaram sob a onda OMJ profunda que estava centrada logo acima da Bacia do Pacífico Oriental desde o início de agosto. É provável que outro ciclone tropical se desenvolva no Pacífico Oriental na próxima semana.