Temporada de furacões do Atlântico deve aquecer no final de Julho

A onda conhecida como Oscilação Madden-Julian (MJO), é um fator muito importante para a formação de ciclones tropicais. A onda MJO é a maior e mais dominante fonte de variabilidade tropical de curto prazo em todo o mundo.

Temporada de furacões
A temporada de furacões no oceano Atlântico deve se agitar no final de julho devido a oscilação Madden Julian

Em média, a temporada de furacões no Atlântico produz até 14 tempestades tropicais, 7 furacões e cerca de 3 grandes furacões (com categoria 3 ou maior). A temporada de furacões normalmente tem dois picos, um no início/meados de setembro e outro depois, em meados de outubro.

À medida que avançamos para o início de agosto, um aumento mais significativo da atividade de ciclones tropicais normalmente começa. Em meados de agosto, o primeiro furacão normalmente se desenvolve. Mas se lembrarmos que Elsa foi um furacão duas vezes, isso é cerca de 45 dias antes da média estatística.

As condições gerais em toda a região tropical estão agora se acalmando, graças ao padrão menos favorável que chega com a parte desfavorável emergente (suprimindo a atividade convectiva) da onda MJO do oeste. Recentemente, uma grande onda MJO com condições favoráveis está se movendo para leste na região tropical do Oceano Índico.

A Onda MJO

A onda MJO é conhecida como Oscilação Madden-Julian e é um fator importante para a formação de ciclones tropicais. MJO é a maior e mais dominante fonte de variabilidade tropical de curto prazo em todo o mundo. Uma onda de chuvas e tempestades em direção ao leste que circunda todo o planeta em cerca de 30 a 60 dias.

A onda MJO tem duas partes, a precipitação intensificada de um lado (fase úmida) e a precipitação reprimida do outro lado (fase seca). Isso significa que há uma atividade intensificada de tempestades com muita chuva de um lado e um potencial reduzido de tempestades e um clima mais seco (mais estável) do outro lado.

Como podemos ver no gráfico acima, uma onda MJO bem definida e profunda se moverá gradualmente em direção à região do Caribe e ao Atlântico tropical em cerca de 2-3 semanas a partir de agora. Isso provavelmente aconteceria no final de julho, portanto, um aumento mais significativo da atividade deve começar no início deste ano.

Uma lista de 21 nomes de ciclones tropicais está em uso durante a temporada de furacões no Atlântico de 2021. A lista começou com Ana e terminará com Wanda. Até agora, cinco tempestades - Ana, Bill, Claudette e Danny.

Temporada muito ativa é prevista

Com base nas previsões sazonais para a temporada de furacões no Atlântico de 2021, podemos esperar que a temporada já acima do normal e muito ativa provavelmente continuará durante os meses de pico no final do verão e no outono.

O CPC - Climate Prediction Center da NOAA prevê 60% de chance de atividade acima da média este ano. A NOAA prevê que 13 a 20 tempestades nomeadas, 6 a 10 furacões e também 3 a 5 grandes furacões podem se desenvolver.

Além disso, os outros centros de previsão estão prevendo atividade semelhante dentro da temporada de furacões no Atlântico de 2021. A previsão da CSU - Colorado State University aponta para 18 tempestades nomeadas, o Weather Channel (TWC) está prevendo 19 tempestades nomeadas.

Mas o número de tempestades/furacões não é a única coisa que conta. Os pesquisadores implementaram uma métrica especial, que usamos para expressar a energia que foi usada durante a vida do ciclone tropical. Isso torna mais fácil comparar cada tempestade tropical ou furacão com o outro, usando o chamado índice de energia ciclônica acumulada (ACE).

ACE ou índice ACE é a abreviatura de Accumulated Cyclone Energy e é usado tanto para a temporada de furacões no Atlântico quanto para a temporada de tufões no Pacífico. A equipe de especialistas da CSU prevê que o índice ACE possa ficar cerca de 22% acima da temporada normal para o período 1991-2020, terminando em ou até acima de 150 no final da temporada de furacões no Atlântico de 2021.

Para a Bacia do Atlântico, os analistas do NOAA usam 4 categorias para classificar as tempestades pelo índice ACE:

  • Extremamente ativo - índice ACE acima de 152,5
  • Acima da média - índice ACE acima de 111
  • Quase média - índice ACE entre 66 e 111
  • Abaixo do normal - índice ACE abaixo de 66

Até agora, a temporada de furacões no Atlântico de 2021 já gerou um ACE de mais de 10, graças à longa tempestade tropical / furacão Elsa. Elsa trouxe quase 7 ACEs até agora. Ter um ACE de mais de 10 no início da temporada é o quarto maior ACE na temporada de furacões no Atlântico até 6 de julho nos últimos 60 anos. A tempestade tropical Ana gerou 1,01 de ACE, Bill 0,08 e Claudette 1,04 ACE. Assim, podemos ver como o Elsa é um sistema bastante impressionante e duradouro.